ASSINE
search button

Memória Musical Funarte: bambas cantam e contam suas histórias

Monarco, memória viva da Portela, é a atração desta quarta-feira (26)

Compartilhar

Artistas que fizeram a história da música brasileira participam de uma série de depoimentos musicados na Sala Funarte Sidney Miller, no projeto Memória Musical Funarte: em canto e conto. O evento tem entrada franca e é gravado, para difusão no Portal da Funarte (www.funarte.gov.br).

Aberta no dia 24 de novembro, com participação do compositor mangueirense Nelson Sargento, a série, conduzida por Pedro Paulo Malta, coordenador do Canal Virtual Funarte/Portal das Artes e curador do projeto terá programação até dia 18 de dezembro.

Nesta quarta-feira (26), será aberto o baú de lembranças do baluarte portelense Monarco, que acaba de completar 81 anos. As lutas do grande Paulo da Portela pela dignidade do sambista. As rodas de samba comandadas pelo legendário partideiro Candeia. A fundação da Velha Guarda da Portela. A chegada de Paulinho da Viola, com seus 20 e poucos anos de idade, no terreiro da Azul e Branco de Oswaldo Cruz. Esses e outros temas serão “cantados e contados” no palco. 

Sobre Monarco

Um dos principais membros da Velha Guarda da Portela, Hildemar Diniz nasceu em Cavalcanti e foi morar ainda criança em Oswaldo Cruz, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro onde conheceu a nata dos compositores e se integrou à Portela. O apelido de infância Monarco pegou no meio do samba e já deixou sua assinatura em discos de intérpretes consagrados, como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, e também de iniciantes. Esta facilidade em circular entre as gerações é demonstrada no show que deu na Sala Funarte Sidney Miller, em 2006, com a música De Paulo da Portela a Paulinho da Viola, dois expoentes de épocas diferentes da azul e branco de Madureira.

O Memória Musical Funarte: em canto e conto

Confira as próximas atrações da série:

• 27/11 - João Roberto Kelly canta e conta as marchinhas de carnaval

• 28/11 - Henrique Cazes toca e conta Waldir Azevedo

• 01/12 – Déo Rian toca e conta Jacob do Bandolim

• 03/12 - Marcelo Caldi canta e conta Luiz Gonzaga

• 04/12 - Fuzzcas canta e Leandro Souto Maior conta o rock brasileiro

• 05/12 - Zé Luiz canta e conta o Império Serrano

• 17/12 - Maria Teresa Madeira toca e conta Chiquinha Gonzaga

• 18/12 - Casuarina canta e conta Sidney Miller

Serviço:

Memória Musical Funarte: em canto e conto

Data: (confira programação), a partir das 18h30

Local: Rua da Imprensa, 16 – Centro, Rio de Janeiro (Sala Funarte Sidney Miller)

Convite na bilheteria a partir das 17h - Entrada Franca

Mais informações: Canal Virtual/Funarte - (21) 2533 8090 - Ramal 233