ASSINE
search button

Autora que escrevia em papéis achados no lixão é homenageada em campanha

Campanha Paixão de Ler 2014 irá ressaltar obra de Carolina Maria de Jesus

Compartilhar

O Rio receberá pelo 22º ano a Campanha Paixão de Ler 2014, que irá oferecer 150 atividades gratuitas ao longo de uma semana. O projeto começou na última terça-feira (25) e vai até o dia 5 de dezembro. A edição deste ano proposta pretende discutir e refletir a diversidade literária, a democratização dos espaços, a legitimação do pensamento e a marca territorial nas narrativas. Desse total de atividades, 120 serão gratuitas e estão programadas de acontecer em vários pontos da cidade. A edição homenageia ainda Carolina Maria de Jesus.

A Gerência de Livro e Leitura irá oferecer 60 dessas atividades, entre oficinas de formação, encontro com escritores e ilustradores, palestras, rodas de leitura, exposição, contação de histórias, saraus e show musical. A abertura do evento aconteceu nesta terça, no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, Zona Sul do Rio. O jornalista Pedro Bial foi o mestre de cerimônia, apresentando a programação semanal da campanha para os cerca de 200 convidados. Além disso, BNegão comandou uma grande confraternização repleta de interferências literárias com a presença dos poetas do Slam Tagarela e do escritor Otávio Jr.

Sobre a homenagem à Carolina Maria de Jesus, a curadora Gisele Lopes, gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, ressalta a paixão da autora pela leitura e pela escrita.  Carolina, mulher negra, semi-alfabetizada e moradora de favela, registrou durante a década de 1960 sua realidade em papéis catados no próprio lixão que havia próximo ao barraco onde morava. O jornalista Audálio Dantas foi quem encontrou Carolina e conheceu esses escritos que se transformaram no primeiro livro de Carolina, Quarto de despejo. A obra já foi traduzida para treze idiomas e, além dela, outros três livros foram publicados. O último deles, Diário de Bitta, teve publicação póstuma em 1982.

Para Gisele Lopes, a autora tinha uma linguagem simples, mas marcada pela lucidez social e política. “Essa marca autoral da realidade vivida e estampada na sua literatura é símbolo de todo o conceito que a Campanha Paixão de Ler quer apresentar nesta edição, por isso, ela será a grande homenageada com uma programação especial que acontecerá no Memorial de Getúlio Vargas, na Glória”, ressalta.

Durante a semana, no Memorial Getúlio Vargas ocorrerão atividades em alusão a escritora e a literatura afro brasileira com a presença de Luis Antonio Pillar, diretor do filme “O papel e o mar”, além  das escritoras Lia Vieira e Iris Amâncio. Sessões de vídeos e curtas sobre Carolina Maria de Jesus também serão exibidos no auditório do espaço. O espaço também apresentará um painel da literatura afro brasileira com a presença de contação de histórias do Griot africano. O fotógrafo Cesar Fraga, que percorreu as cidades protagonistas do tráfico negreiro durante dois meses em uma viagem por nove países africanos – Cabo Verde, Guiné Bissau, Senegal, Gana,Togo, Benin, Nigéria, Angola e Moçambique –  fará parte da mesa “Pelos caminhos de uma nação afro” junto com o escritor africano Abdulai Silla. A mediação será do escritor Henrique Rodrigues.

 A 22ª Campanha Paixão de Ler homenageará também Ziraldo, Jessé Andarilho, Joel Rufino, Beth Araújo e Otávio Jr, no dia da abertura, no Memorial Municipal Getúlio Vargas

Projeto troca-troca de livros nos territórios literários

Outra ação que a campanha organizará é o projeto Troca- Troca de Livros, realizado pela Gerência de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura há 5 anos. Desde 2013, em parceria com o Instituto Pereira Passos, vem sendo realizada uma grande ação em comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) que integram o projeto Rio + Social. São 10 espaços que receberam um curso de formação em mediação de leitura, uma estante móvel com 60 livros e ações literárias de incentivo à leitura.

A democratização dos espaços e o acesso ao livro e leitura fazem parte da proposta de trabalho realizado pela Gerência de Livros e Leitura/ SMC. Na Campanha Paixão de Ler, os territórios Cerro - Corá, Salgueiro, Tabajaras/Cabrito, Manguinhos, Fumacê, Batan, Barreira do Vasco, Santa Marta já receberam um novo acervo para a realização das trocas, mais gibis e jogos educativos para a comunidade durante as 20 ações programadas para acontecer por lá. Rodas de leitura, saraus, encontro com autores, oficinas de formação escrita e de incentivo à leitura serão ofertadas à comunidade de forma gratuita. Cada território também ofereceu uma atividade de adesão, fortalecendo a produção cultural da região.

*Do programa de estágio JB