ASSINE
search button

Exposição Prix Photo Web abre nesta quarta, na Aliança Francesa

Na estreia, serão entregues os prêmios dos ganhadores da edição de 2014 

Compartilhar

A Galeria da Aliança Francesa em Botafogo abre quarta-feira, dia 26, às 19h, a exposição dos vencedores do Prix Photo Web 2013. O fotógrafo Benoit Fournier, primeiro colocado, com a sérieTerra d’água; o segundo colocado pelo júri oficial Lucas Pontes, com a série Serra Catarinense; e Fernanda de Oliveira Costa, ganhadora da categoria júri popular com o tema Une promenade dans la campagne. O concurso cultural é promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil com patrocínio da EDF Norte Fluminense, Total E&P do Brasil e Air France. A mostra pode ser visitada gratuitamente até fevereiro.

 Durante o vernissage da exposição de 26 de novembro, serão entregues os prêmios dos ganhadores da edição de 2014 do concurso Prix Photo Web. O tema deste ano, “O Dia de Festa no Brasil ou na França”, busca privilegiar o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais. “Dia de festa” faz referência a todos os tipos de festas: populares, institucionais etc.

 Os participantes - brasileiros e franceses residentes no Brasil - enviaram 10 imagens com o tema “Dia de Festa no Brasil” ou “Dia de Festa na França”. O júri avaliou o material e escolheu os dois primeiros lugares que receberão, respectivamente, R$ 10 mil e R$ 5 mil. O terceiro colocado será escolhido por voto popular, pelo site www.prixphotoaliancafrancesa.com.br. A votação fica aberta até o dia 21. O vencedor receberá uma passagem de ida e volta a Paris !

Entre as personalidades que compõem o júri oficial estão o atual presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, Eugênio Sávio, fotógrafo publicado em diversas editoras, e que fez coberturas internacionais importantes como quatro Copas do Mundo e as Olimpíadas da China; Walter Firmo, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo com a reportagem “100 dias na Amazônia de Ninguém” e de nove prêmios Nikon; e Jean Paul Lefèvre, que serviu em vários países atuando em serviços culturais das Embaixadas e Consulados franceses, tendo organizado vários eventos, inclusive no campo da fotografia. Jean-Paul Lefèvre acompanhou atentamente a criação do Festival Foto Rio, junto com Milton Guran e Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photo (MEP) em Paris. A fotógrafa e documentarista Emmanuelle Bernard, e o escritor, tradutor, fotógrafo e curador Pedro Vasquez completam o grupo de jurados.

 A exposição

A mostra apresenta as fotografias dos ganhadores do Prix Photo Web 2013. O público terá a chance de conhecer as belas imagens dos três primeiros colocados do concurso. O grande vencedor da edição de 2013, o fotógrafo Benoit Fournier, com a série Terra d’água; o segundo colocado pelo júri oficial Lucas Pontes, com a série Serra Catarinense; e Fernanda de Oliveira Costa, ganhadora da categoria júri popular com o tema Une promenade dans la campagne (Um passeio no campo). São 34 deslumbrantes imagens sobre o olhar crítico e contemporâneo da cultura franco-brasileira por meio das lentes desses fotógrafos.

Terra d’água é um ensaio fotográfico em andamento, desde o ano 2010, em várias regiões do Brasil; potência hídrica do século 21. O relato visual não segue um roteiro geográfico, mas trata-se de memórias sensoriais ordenadas através da textura do líquido. Já as imagens premiadas do ensaio Serra Catarinense transmitem a realidade rural e serrana de Santa Catarina, desde o ambiente natural, marcado pelos canyons, coxilhas, floresta com araucária às atividades econômicas que sustentam a região. O bucólico Um passeio no campo surgiu a partir de uma série de imagens obtidas em uma visita que a fotógrafa fez ao Palácio de Versailles em 2013.

 O concurso

O PRIX PHOTO WEB ALIANÇA FRANCESA é um concurso de fotografia promovido pela Aliança Francesa do Brasil, EDF Norte fluminense, Total E&P do Brasil e Air France. Seu objetivo é estimular a expressão artística por meio da fotografia, registrando, através de imagens, o olhar crítico e contemporâneo da cultura franco-brasileira, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. Dia de Festa na França e no Brasil é o tema desta quinta edição, que privilegia o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais.

 Sobre a Aliança Francesa

Com quase 130 anos de experiência internacional, a Aliança Francesa é a única instituição no Brasil reconhecida pela Embaixada da França a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Instituição é também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF - Teste de Conhecimento do Francês, com certificado válido por dois anos, TEF - Teste de Avaliação de Francês, com certificado válido por um ano, e CAPES/CNPq – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, também com validade de um ano.  A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com várias empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro. 

 Serviço:

Cerimônia de entrega dos prêmios 2014 e abertura da exposição 2014  Data: Quarta-feira 26 de novembro,  Horário: das 19h às 21h

Exposição “Prix Photo Web 2013”: de 26 de novembro a 28 de fevereiro de 2015

Galeria Aliança Francesa Botafogo Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo De segunda-feira a sexta-feira, de 10h às 20h

Sábado: De 9h às 13h

(21) 2286-4248 / 2539-4118 Entrada franca