ASSINE
search button

Museu de Berna receberá 'tesouro de Hitler'

Compartilhar

O Museu de Arte de Berna, na Suíça, aceitará a acervo de arte do alemão Cornelius Gurlitt, filho de um comerciante amigo de nazistas, conhecido como "tesouro de Hitler". A coleção contém cerca de 1.400 obras, que incluem pinturas de Henri Matisse e Pablo Picasso.    

As obras foram encontradas pela polícia alemã escondidas em apartamentos de Gurlitt em Munique e Salzburgo no ano passado.

Diretores do estabelecimento asseguraram hoje, dia 24, que irão ajudar a Polícia alemã nas investigações que têm como objeto devolver as obras aos descendentes de seus donos originais.     

Entre as cerca de 1.500 pinturas confiscadas durante o período do nazismo encontradas na Alemanha estão obras primas até então desconhecidas de pintores como Marc Chagall.     Trabalhos até então considerados perdidos de Pablo Picasso e Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros, também foram achados. A coleção ainda conta com obras de mestres como Renoir, Matisse, Nolde, Macke, Courbet, Beckmann, Liebermann e Dix. A mais antiga das peças remonta ao século XVI.