Jornal do Brasil

Terça-feira, 25 de Julho de 2017

Cultura

Preservação do meio ambiente é tema de exposição gratuita em Duque de Caxias

Autor de O Pequeno Príncipe e sua preocupação com o planeta

Jornal do Brasil

Inserida a Programação Científica de 2015, a Aliança Francesa do Rio de Janeiro apresenta a exposição “A Herança da Terra - Salvar o planeta do Pequeno Príncipe” que retrata as preocupações com o meio ambiente que o autor Antoine de Saint-Exupéry já demonstrava, de modo visionário na década de 40, na época em que escreveu o livro “O Pequeno Príncipe”. O Museu Ciência e Vida recebe a mostra a partir de 06 de novembro com mais de 30 painéis, com belas fotografias da Terra e do Universo feitas pela NASA, CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais do Governo francês) e ESA (Agência Espacial Europeia), e pelo renomado fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand.

Editada na França por Jerôme Pecnard a partir da concepção de Jean-Pierre Guéno, a mostra chega ao Rio de Janeiro depois de uma passagem de sucesso por Florianópolis. Sua programação conta, ainda, com visitas teatralizadas da companhia “Noir sur Blanc”, apresentando uma seleção de textos e reflexões sobre a obra de Antoine de Sant-Exupéry do ponto de vista ecológico de uma forma global.

 A exposição é realizada pela Aliança Francesa com apoio da Embaixada da França e do Museu Ciência e Vida, em parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude e faz parte da Programação Científica de 2015, no âmbito do projeto “Vive La Science Dans Les Alliances”, que apresenta exposições de circulação em diferentes estados brasileiros.

O público tem a oportunidade de conhecer mais de 30 painéis com fotografias da Terra e do Universo, feitas pela NASA, CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais do Governo francês) e ESA (Agência Espacial Europeia), e pelo renomado fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand, acompanhadas de textos bilíngues (francês-português) da obra do piloto e escritor Antoine de Saint-Exupéry que provocam uma reflexão sobre o desgaste do planeta em que vivemos.

Em atividade desde julho de 2010, o Museu Ciência e Vida, tem como missão popularizar e difundir a cultura, a ciência e a arte. Ampliando sua função social, o grande desafio do museu é estimular nos visitantes, diferentes sensações que os levem a novas experiências do saber e despertar o gosto pela ciência. Com a interatividade, o público é sempre instigado a fazer as suas próprias descobertas.

O Museu localiza-se na Rua Aílton da Costa, s/n – Jardim 25 de Agosto - Duque de Caxias – RJ 

 

Tags: Duque de Caxias, RJ, Rio, aliança francesa, cultura, exposição, museu ciência e vida

Compartilhe: