ASSINE
search button

Aniversário de 112 anos do nascimento de Drummond tem programação em SP

Compartilhar

Para celebrar o aniversário de 112 anos do nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, o Instituto Moreira Salles (IMS) organizou para hoje (31) uma intensa programação cultural. Chamado de Dia D, o evento começa às 9h e se estende até as 22h. Um filme sobre a vida de Drummond, aulas abertas e leitura de poemas fazem parte das atrações.

O longa-metragem Vida e Verso de Carlos Drummond de Andrade, foi rodado este ano especialmente para o evento. Produzido pelo IMS, o filme se baseia na leitura dos textos de Drummond feita pelos escritores Joca Reiners Terron, Antonio Cicero, Alberto Martins e Afonso Henriques Neto. Trazendo fatos marcantes da vida do poeta, o longa apresenta leitura de poemas, trechos de cartas, diários, crônicas e ensaios críticos. O filme tem duração de uma hora, com roteiro e direção de Eucanaã Ferraz e fotografia de Walter Carvalho.

O projeto teve início em 2011, com o objetivo de ser divulgado no dia 31 de outubro, data do nascimento de Drummond como parte do calendário cultural do país.

As exibições começam às 18h30 e vão até as 21h no Instituto Moreira Salles, Rua Piauí, número 844 - 1º andar. Na Livraria Cultura, na Avenida Paulista, número 2073, o filme pode ser visto das 9h às 22h. No campus provisório da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Guarulhos, Avenida Monteiro Lobato, 679 - Sala 420, o longa é exibido das 13h e às 17h30.

Além do filme, aulas e leituras feitas por especialistas em literatura dão um tom especial ao evento. Às 18h30, no IMS, o professor da USP Alcides Vilaça falará antes da exibição do vídeo. Na Livraria Cultura, às 19h, a professora, doutora pela USP, Ivone Dare  dá aula sobre o livro Sentimento do mundo. Toda a programação é gratuita.