ASSINE
search button

Lella Castello Branco realiza sua finissage no CCJF nesta quinta

Compartilhar

Nesta quinta-feira (23), quem passar pelo Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro do Rio, poderá participar da Finissage (encerramento) da exposição Parâmetros da Liberdade da artista plástica brasileira, residente em Londres, Lella Castello Branco. O encontro entre a artista, amigos e publico acontece a partir das 18h. No mesmo dia, a artista lança seu catálogo com peças da mostra, no qual também conta sua trajetória profissional.

Esta foi a primeira exposição individual de Lella no Brasil, em exibição até o próximo domingo (26). Estão expostas esculturas recentes e instalações site-specific da artista, em um questionamento das escolhas coletivas e independentes.

O primeiro trabalho está no andar térreo do CCJF, logo na entrada. Intitulado "Roda da Vida", trata-se de uma escultura em alumínio, pintada de azul cobalto. No primeiro andar, a Galeria C1 exibe esculturas recentes. "O tempo voa" sugere liberdade e esperança, outros trabalhos lidam com a fragilidade da condição humana, como "Simbiose", em bronze patinado. 

A Galeria E1 acolhe a instalação "Do Contrato Social", que traz uma mensagem sobre a percepção de liberdade. Inspirada na famosa frase de Jean-Jacques Rousseau, "O homem nasce livre, e em toda parte encontra-se acorrentado", consiste em duas espirais feitas com correntes de metal e suspensas do teto, apenas tocando ou se empilhando no chão, sugerindo restrições, cativeiros e escolhas. 

A Galeria D1 apresenta a instalação "Quero mesmo me levantar?", duas figuras monumentais, uma masculina e outra feminina, que parecem estar tranquilamente reclinadas, porém, olhando com mais atenção, percebe-se que estão fundidas e travadas numa posição permanente. 

Lella Castello Branco nasceu no Rio de Janeiro e vive em Londres desde 1988. Formou-se em Comunicação Social na PUC-RJ. Ainda na universidade começou a estudar arte no MAM, onde foi aluna de Aluisio Carvão e Anna Bela Geiger. Fez cursos no EAV Parque Lage, e em São Paulo na Artescultura, com Calabrone e Beccheroni. Em Londres fez cursos no Camden Arts Centre, Heatherley's e Prince's Drawing School. Suas esculturas fazem parte de coleções particulares na Inglaterra, Suiça, Egito e Brasil.

Serviço

CCJF - Centro Cultural da Justiça Federal 

Av. Rio Branco, 241 - Centro - Rio de Janeiro

10/09/2014 - 26/10/2014

Horário: terça a domingo, 12h - 19h

Entrada Franca