ASSINE
search button

"Música nos Hospitais" faz concerto em São Paulo com o tema Raízes do Brasil

Compartilhar

O Brasil guarda em seus mais de oito milhões de quilômetros quadrados de extensão uma diversidade cultural infinita e divide entre seus 200 milhões de habitantes costumes, línguas e crenças com diferentes raízes. E é com a influência desse cenário rico em misturas e ritmos que o Programa “Música nos Hospitais”, parceria entre a Sanofi, a Associação Paulista de Medicina e o Ministério da Cultura – através da Lei de Incentivo à Cultura -, leva o tema “Raízes do Brasil” a diversas instituições hospitalares em várias cidades brasileiras.

A temporada do programa homenageia o país com repertório de compositores brasileiros. Na apresentação do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, no dia 22 de outubro, o público acompanhará composições de Heitor Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

A apresentação também destacará peças escritas por músicos da orquestra: o spala Marcos Scheffel que compôs “O Vergel” e o violinista Kleberson Buzo que escreveu “Alla Piazzola”. Além do ritmo nordestino “Momento Nordestino n.1” escrito pelo compositor pernambucano Beetholven Cunha.

O projeto tem por objetivo tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor e humano e promove um passeio rico e variado pela música erudita, despertando emoções e proporcionando um momento prazeroso para pacientes, médicos e visitantes dos hospitais.

Durante os concertos, os leitos e o saguão transformam-se em palco. As cordas tocadas e as notas entoadas pelos 14 instrumentistas da Orquestra do Limiar e regidas pelo maestro e médico Samir Rahme despertam sorrisos, lágrimas de emoção e lembranças únicas a cada espectador.

“Ao longo de 11 anos de projeto, o programa ‘Música nos Hospitais’ só confirmou a nossa convicção, de que cuidar da saúde é, fundamentalmente, cuidar da pessoa de forma integral e não apenas da sua doença. A música renova a dimensão humana do paciente e do ambiente hospitalar”, afirma Cristina Moscardi, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da América Latina da Sanofi.

O Programa “Música nos Hospitais” já levou seus acordes a pacientes, familiares, médicos e profissionais de saúde em 62 hospitais de 25 cidades, realizou 158 concertos e beneficiou mais de 40 mil pessoas em todo o Brasil. O projeto também revelou jovens talentos que compuseram peças exclusivas para as apresentações, que hoje fazem parte do CD "Orquestra do Limiar apresenta Compositores Brasileiros".