ASSINE
search button

Morre o estilista Oscar de la Renta aos 82 anos

O dominicano tinha sido diagnosticado com um tumor em 2006

Compartilhar

 O estilista dominicano Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, informaram nesta terça-feira (21) seus familiares, sem oferecerem mais detalhes.

    De la Renta, que sofria de um câncer diagnosticado em 2006, ficou famoso nos anos de 1960 por vestir a então primeira-dama norte-americana Jacqueline Kennedy. Na década de 1980, vestiu Nancy Regan, e sucessivamente, desenhou os modelos de Hillary Clinton e Laura Bush.

    Ele ficou muito amigo da família Clinton. A ex-primeira-dama o elogiou dizendo que o estilista era sinônimo "de elegância e beleza sem tempo. Os seus vestidos oferecem a cada uma de nós a possibilidade de se sentir especial".

    Entre as estrelas de Hollywood que desfilaram no tapete vermelho com seus modelos estão Cameron Diaz, Nicole Kidman, Oprah Winfrey, Kristen Stewart, Jessica Chastain e a espanhola Penelope Cruz.

    Um de seus últImos trabalhos para famosos foi o vestido de casamento da agora esposa de George Clooney, a advogada Amal Alamuddin.

    Seu nome chegou no grande público com o seriado "Sex and the City", onde era citado como ícone do estilo de suas criações elogiadas e vestidas pelas protagonistas.

    Nos últimos dias De la Renta estava acompanhado por sua família e amigos.

    Nascido em 22 de julho de 1932 em Santo Domingo, capital da República Dominicana, em uma família proeminente, o estilista era sobrinho do poeta dominicano Fabio Fiallo. Aos 18 anos viajou para Madrid para estudar pintura na Real Academia de Belas Artes de San Fernando.

    Depois de estudar pintura se apaixonou por moda e foi estagiar com Cristobal Balenciaga, que depois se tornou o seu mentor, antes de ir para Lanvin em Paris. A primeira coleção com o seu nome é da metade dos anos 1960.

    De la Renta se casou duas vezes, a primeira mulher, Francois de Langlade, diretora da Vogue França morreu em 1983, e ele viveu até a morte com sua segunda esposa, Annette Reed, e os seus oito cães adotados de canis. Cachorros que, como ele mesmo dizia, ditavam os tempos de suas vidas.

    De la Renta é considerado junto com Carolina Herrera, Narciso Rodríguez e Aghata Ruíz de la Prada como um dos latino-americanos mais importantes o mundo da moda atual.

    O império De la Renta inclui uma reconhecida empresa de moda dedicada a confecção de alta qualidade de bolsas, cintos e sapatos além da linha principal de alta costura.(ANSA)