Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Um reconhecimento ao talento das compositoras

Jornal do Brasil

Reafirmando o seu compromisso com a valorização do papel da mulher nas mais diversas atividades da nossa sociedade, em especial a cultura, o SindMusi chega à sexta edição do Seminário "A Mulher na Música". O evento, que já faz parte da agenda de músicos e musicistas do Rio de Janeiro e do país, pela seriedade dos debates nas questões ligadas à participação da mulher no cenário musical brasileiro, traz este ano como tema "As Compositoras". O encontro será realizado dia 18 de outubro, das 9h às 18h,  no Memorial Getúlio Vargas, Praça Luís de Camões, s/nº (subsolo), no bairro da Glória. 

Apesar dos avanços obtidos pela mulher nos diversos campos, a composição musical, tanto no clássico como no popular, sempre foi uma área marcada junto ao grande público pela presença masculina, embora não faltasse o talento do gênero feminino em muitas grandes obras e tendências. Deixar de ser a sombra e passar a ter luz própria foi e continua sendo um desafio para a mulher enquanto compositora, principalmente no universo da música erudita. 

Exemplo dessa luta, a pianista, compositora, regente e musicóloga Esther Scliar (1926-1978) é a grande homenageada da sexta edição do Seminário "A Mulher na Música". Autora de importantes trabalhos na área da Análise Musical e Percepção, Esther é uma representante à altura do talento feminino no campo da composição musical. Além de profundo conhecimento, esteve sempre aberta às transformações pelas quais a música passou no último século, incorporando-as a todas as áreas em que atuou. "Sem dúvida, uma mulher e uma musicista à frente do seu tempo", ressalta Déborah Cheyne, presidente do SindMusi. Esther será homenageada no encontro, com uma apresentação do grupo vocal "Associação de Canto Coral", sob a regência do maestro Jésus Figueiredo. 

A programação do seminário conta ainda com as palestras "Processo de Trabalho das Compositoras/Atendimento para Músicos em Hospitais Públicos", numa abordagem da terapêutica ocupacional Ronise Lima, do EXERSER - Núcleo de Atenção Integral à saúde do Músico; "Pesquisa sobre Mulheres e o Mercado de Trabalho", proferida pelo supervisor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, Jardel leal ; e "Compositoras Desconhecidas", sob o olhar da pianista, professora e escritora, e um dos grandes nomes do movimento feminista no Brasil, Rachel Gutierrez. 

Uma mesa-redonda com as compositoras Jocy de Oliveira, Marisa Rezende, Silvia de Lucca, Vânia Dantas Leite  e Saloméa Gandelman encerra a programação do evento.

 

Tags: Rio de Janeiro, agenda, cultura, evento, música, programação

Compartilhe: