ASSINE
search button

Walter Salles será premiado no Festival de Roma

Evento tem uma grande participação do Brasil nesta edição

Compartilhar

O Festival de Cinema de Roma, que acontece entre os dias 16 a 25 de outubro, premiará o cineasta brasileiro Walter Salles pela sua carreira com o Marc' Aurelio Lifetime Achievement Award.

    O filme de Salles com Jia Zhangke, "Um Gars De Fenyang" será apresentado no vento na sessão Events.

    O cinema brasileiro está em alta no Festival de Roma. Vários filmes do Brasil estarão presentes no evento, entre eles "Obras", de Gregorio Graziosi, que competirá na sessão Cinema D'Oggi, que traz filmes de diretores já consagrados e de jovens cineastas do mundo inteiro.

    "Já Visto Jamais Visto" de Andrea Tonacci e "Ato, Atalho e Vento" de Marcelo Masagão, também serão apresentados no Festival mas não estão em competição.

    O cineasta Marco Dutra terá seu suspense "Quando Eu Era Vivo", com Antônio Fagundes, apresentado na sessão Mondo Genere, voltada a filmes de gêneros distintos e que fazem suas estréias mundiais. O Brasil também estará presente com "Trash", um filme produzido no Reino Unido, mas filmado no Rio de Janeiro que tem a participação de Wagner Moura, Selton Mello, André Ramiro e Jesuíta Barbosa.

    O público será o grande protagonista do evento que poderá escolher e votar no filme de preferência. O festival premiará também o ator Tomas Milian pela sua carreira com o Marc'Aurelio Acting Award.

    "Para mim é como o Oscar. Estou super contente e muito grato", declarou o ator cubano ao ser consultado pela ANSA.

    O ator cubano de 81 anos, deixou Cuba e foi viver nos Estados Unidos onde se formou como ator e em seguida foi para a Itália onde trabalhou no cinema local com muito sucesso a partir dos anos 1960 até a década de 1980. "Morei na Itália por 35 anos, me tornei oficialmente italiano".

    A nona edição do evento italiano, dirigido por Marco Muller, apresentará 51 longas-metragens na seção oficial, com 24 estréias mundiais, de 21 países. A seleção oficial do Festival é dividida em quatro sessões Cinema d'Oggi, que traz filmes de autores renomados e jovens, Gala que apresentará uma seleção de grandes filmes "populares e originais" da nova safra do cinema, Mondo Genere, com filmes de vários gêneros cinematográficos e Perspectivas da Itália, que traz filmes com as novas tendências do cinema italiano de ficção e documentários.(ANSA)