Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Cultura

'euteAmo', retrata o amor de forma lírica e experimental

Jornal do Brasil

Quando define seus poemas como o espelho da vida, Wilmar Silva de Andrade resume sua mais recente publicação euteAmo (Anome Livros), livro dedicado a sua esposa e poeta, Bianka de Andrade Silva, que será lançado no dia 6 de setembro, na Estação das Letras, no Rio de Janeiro. “euteAmo é um livro que fala do amor em todos os sentidos e os poemas podem ser entendidos por todos, com uma linguagem que tem a emoção como essência. Vamos fazer lançamentos de euteAmo pelo Brasil, a começar por Belo Horizonte e Rio de Janeiro, levando a poesia aos mais diferentes lugares. Afinal, a poesia pertence a todos os seres, independente de qualquer origem e formação”, destaca Wilmar Silva de Andrade.   

Os lançamentos de euteAmo serão, na verdade, performances, com a marca de Wilmar Silva de Andrade. Suas apresentações têm um modo único de levar a poesia ao espectador e, com isso, o artista alcança um lugar de destaque por onde quer que vá. Agora, ele quer se comunicar ainda mais com o público e fará leituras através do corpo e da voz, em busca de uma linguagem que reumanize o outro.  

Com uma carreira internacionalmente reconhecida, 17 livros publicados no Brasil e exterior, traduções a muitos idiomas, o poeta, performer, editor e curador, entre outros, do renomado projeto Terças Poéticas, Wilmar Silva de Andrade, conta que euteAmo tem a carga da primeira escrita. “É um livro criado através das redes sociais, que faz questão de preservar os vestígios da primeira escrita. Escrevi dezenas de poemas para a Bianka, conversando com ela pela internet, e 108 foram publicados”. 

Com essa obra o poeta deseja a perenidade: “Quis deixar a arte com sua mancha original, com seu líquido amniótico, pois as impurezas fazem parte da perfeição”, conta Wilmar Silva de Andrade com poesia. 

Se alimentando do erudito e do experimental, ao longo de 2013, os poemas de euteAmo foram sendo escritos e não foi difícil ter inspiração para a criação. “Eu sempre sonhei em encontrar uma pessoa como a Bianka, quando a conheci comecei a viver essa realidade”. 

“A grande beleza de euteAmo para mim é perceber um vínculo imanente entre os poemas e a realidade que Wilmar me oferece: ele é um grande homem e reconhecidamente um grande e genuíno poeta. euteAmo é a maior homenagem de amor da história da literatura brasileira, pois manifesta esse sentimento imprescindível de modo universal e em verdadeira poesia”, afirma a professora, poeta e ensaísta Bianka de Andrade Silva.

SERVIÇO

Lançamento/performance 

Livro “euteAmo” (Anome Livros), autoria de Wilmar Silva de Andrade 

6/9 – 16h00 – Estação das Letras – Rua Marques de Abrantes, 177 – Flamengo – Rio de Janeiro/RJ.

Tags: lançamento, letras, livrop, poesia, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.