Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Cultura

SP: Exposição traz desenhos e caricaturas de Guilherme Almeida

Agência Brasil

Intitulada Esboços, uma exposição na Casa Guilherme de Almeida, traz caricaturas e desenhos feitos pelo poeta e escritor. Apesar de ter se destacado pelo trabalho com as palavras, Almeida também fez atuou como designer gráfico. Ele foi autor, por exemplo, da capa de Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade e da revista Klaxon, que divulgava as ideias do Movimento Modernista. 

“Era uma espécie de designer e cultivava, como amador, o desenho. Era algo cotidiano de fazer desenhos simples, esboços em papeis que estavam na mesa dele”, explica o diretor do museu que abriga o acervo do artista, Marcelo Tápia. Conhecedor de heráldica (arte de descrever brasões de armas ou escudos), também desenhou o brasão da cidade de São Paulo.

Entre os desenhos expostos está uma autocaricatura, o perfil de sua mulher, Baby de Almeida, e registros de cenas do cotidiano. Tápia explica que mesmo o desenho sendo quase um passatempo, é possível perceber uma ligação com a obra literária de Almeida. “Também se liga à própria poesia dele, que muitas vezes se voltava ao cotidiano. Ele é autor de haikais [poemas curtos de origem japonesa]. Um olhar que ele tinha em relação ao mundo e que tem correspondências com a própria obra poética”, relaciona.

Ao lado dos esboços do poeta foram selecionadas caricaturas de Almeida feitas a partir de 1920. “Aproveitamos a oportunidade para reunirmos caricaturas dele feitas por outros artistas ao longo do tempo”, ressalta Tápia sobre os desenhos feitos por nomes reconhecidos à época, como Aldemir Martins, Ferrignac e J.O.Campos.

A mostra pode ser vista até o dia 12 de outubro na Casa Guilherme de Almeida que fica no bairro do Pacaembu, zona oeste paulistana.

Tags: agenda, cultura, exposição, mostra, são paulo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.