ASSINE
search button

Projeto sobre núcleo arquitetônico da Fiocruz é apresentado esta noite no Rio

Compartilhar

O Museu da Vida leva hoje ao evento MuseumsShowoff: Rio o projeto de requalificação do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A apresentação será feita por Diego Vaz Bevilaqua, chefe do Museu da Vida, que funciona no campus da Fiocruz, em Manguinhos. 

Curadores, museólogos, jornalistas, colecionadores, patrocinadores, educadores, desenvolvedores multimídia, entre outros, se reunirão no Oi Futuro do Flamengo, na zona sul do Rio, onde vão compartilhar ideias ou experiências interessantes relacionadas ao universo de museus. O encontro, que está em sua segunda edição, será logo mais, às 19h30, com entrada gratuita.

“Vamos apresentar o plano da Casa de Oswaldo Cruz para requalificar o núcleo histórico da Fiocruz de forma inovadora e as implicações que isso traz para a área expositiva do Museu da Vida”, afirmou Diego.  “A ideia é associar a museologia tradicional, que zela pela valorização do objeto e do patrimônio, com a perspectiva do museu interativo, aberto, em que se pode tocar tudo”, acrescentou.

O NAHM compreende o Castelo da Fiocruz, o Quinino, a Cavalariça, o Pavilhão do Relógio, entre outros prédios do começo do século 20. Nos próximos anos, grande parte do uso administrativo desse conjunto será realocado no campus da Fiocruz em Manguinhos, na zona norte do Rio, abrindo espaço para o uso cultural desses edifícios.

Além de Diego Bevilaqua, participam no MuseumsShowoff: Rioa coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Renata Motta; o curador do projeto do Museu do Amanhã, Luiz Alberto Oliveira; a criadora da empresa M+E Design, MaguiKampf; o mestre em Belas Artes / Design Gráfico João Dória; o designer Luciano Caetano; e Rosana Lanzelotte, curadora da exposição “Rio Música – cinco séculos de música no Rio”.