ASSINE
search button

Morre a cantora Cybele, integrante do Quarteto em Cy

O corpo foi sepultado na tarde desta sexta-feira em Botafogo, no Rio de Janeiro

Compartilhar

A cantora Cybele Ribeiro de Sá Leite Freire, uma das integrantes do grupo Quarteto em Cy, morreu nesta quinta-feira (21), aos 74 anos, vítima de uma isquemia pulmonar. Seu corpo foi sepultado na tarde desta sexta-feira (22), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro.

Cybele formou, em 1959, o grupo vocal  em conjunto com suas três irmãs Cynara, Cyva e Cylene. Conhecidas como As Baianinhas, as quatro irmãs só adotaram o nome de Quarteto em Cy um pouco antes de sua primeira apresentação no Rio de Janeiro, em 1964, no famoso Beco das Garrafas, em Copacabana, reduto da bossa nova e da musica popular brasileira à época.

O grupo alcançou projeção nacional e internacional ao participar, com o apoio de Vinicius de Moraes, de um disco de Dorival Caymmi lançado nos Estados Unidos em 1965. Três anos depois, Cybele desligou-se do grupo e juntamente com a irmã Cynara formou uma dupla que ficou notável pela interpretação da canção Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque, vencedora do III Festival Internacional da Canção, em 1968, no Rio.

As irmãs voltaram a se reunir em 1972 e só em 1980 Cybele se juntou ao grupo novamente. Em 2013 se afastou definitivamente do Quarteto em Cy que, em sua trajetória, lançou mais de 30 discos no Brasil e no exterior.