Jornal do Brasil

Sábado, 1 de Novembro de 2014

Cultura

Grand Théâtre Pão e Circo tem primeira temporada no Rio 

Sátira contemporânea é encenada no Eva Herz após seis anos de sucesso na Bahia

Jornal do Brasil

“Grand Théâtre Pão e Circo” estreia na próxima semana no Teatro Eva Herz, na Livraria da Cultura, no Centro do Rio. Em cartaz até outubro, o espetáculo é uma sátira bufanesca contemporânea, com atuação performática da atriz Carol Kahro, que fala da sociedade espetacular, a que transforma fato em show e pessoa em celebridade.

A peça foi baseada na obra do escritor Guy Debord, “A sociedade do espetáculo”, famosa entre os estudiosos da comunicação, e estabelece analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo”, arenas onde o sangue de gladiadores era derramado para entreter, e a mídia atual – nossos modernos “Freak-Shows”.

Peça estabelece analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo” e a mídia atual – nossos modernos “Freak-Shows”
Peça estabelece analogia entre os antigos “Anfiteatros: Pão e Circo” e a mídia atual – nossos modernos “Freak-Shows”

Trata-se da estreia em grande temporada no Rio de Janeiro após seis anos de apresentações na Bahia e capitais do nordeste. O monólogo tem atuação, direção e roteiro de Carol Kahro, que foi premiada como melhor atriz com o Braskem, em 2008. Formada em artes cênicas na UFBA, Carol escreveu sua primeira peça, A Caixa, aos 23 anos, espetáculo que teve estreia em Curitiba em 2003. Alguns anos depois, aos 29 anos, escreveu a “Grand Théâtre Pão e Circo”.

Carol conta que debruçou-se sobre a obra de Guy Debord após início dos bombardeios do Iraque, em 2003: “Tive um choque quando assisti à transmissão ao vivo daquela guerra, como se fosse um espetáculo ou um objeto de consumo. Considerei intrigante escrever a respeito, de como podemos sentir pela violência a mesma atração que sentimos pela solidariedade, uma que constrói e outra que destrói”.

Durante a apresentação são utilizados recursos audiovisuais, em sua maioria trechos de registros telejornalístico verídicos, que seguem numa gravação contínua, com a interação sincronizada da atriz. Carol, em sua performance, se desdobra nas várias personagens, que passam a ser caracterizadas por mudanças sutis de tensão, nível e entonação. Ela vai de um estágio a outro com a mesma rapidez que muda-se de um canal para outro na televisão.

Serviço:

Grand Théâtre Pão e Circo 

De 26 de agosto a 8 de outubro de 2014 

Terças e quartas, às 19h30 

Duração: 55 minutos

Faixa etária: A partir de 14 anos 

Ingresso: R$ 30 inteira e R$ 15 meia entrada 

Local: Teatro Eva Herz, na Livraria da Cultura 

Endereço: R. Sen. Dantas, 45 - Centro - Rio de Janeiro/RJ

Tel: (21) 3916-2600 

Tags: carol kahro, eva herz, guy debord, pão e circo, teatro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.