Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Cultura

VI Festival CineMundo acontece na Caixa Cultural do Rio

Evento traz mostra de longas premiados e competitiva de curtas

Jornal do Brasil

A partir deste sábado (16) a Caixa Cultural, no centro do Rio, e o no Cinema Nosso, na Lapa, recebem o VI Festival CineMundo. O evento reúne jovens para discutir ideias e projetos além de abordar o cenário do áudio visual e mercado de trabalho. Para o Seminário, vários profissionais, nacionais e internacionais, e professores vão abordar assuntos ligados ao setor audiovisual e empreendedorismo. Nesta edição também será discutido o mercado de Games do Brasil.

O evento apresenta a Mostra Rumos, seleção de longas de novos diretores, que foram aclamados no circuito nacional e internacional. O Festival recebe ainda a pré-estreia da produção brasileira "O Resgate do Pavão Misterioso", filme baseado no cordel do paraibano José Camelo de Melo Rezende.                                                                                     

Entre os longas que exibidos no Festival CineMundo estão 7 Cajas (Paraguai) vencedor do Prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Brasília 2013 e Tanta Agua (Uruguai), aclamado no Festival Internacional de Berlim. Já os curtas inscritos serão avaliados por meio de júri popular.

 “Começamos a pensar o CineMundo há 8 anos, exibindo filmes na parede com projetores simples para nossos alunos e alguns convidados. Em 2007 começamos uma parceria com um grupo de jovens oriundos de diversos países de cultura muçulmana e Oriente Médio que viviam na periferia da França, que resultou um grande Festival dentro da comunidade de Jardim Catarina em São Gonçalo, Estado do Rio. De lá para cá, o projeto foi crescendo muito em matéria de filmes e discussões”, conta Luís Carlos Nascimento, Diretor Geral do Festival.

Competitiva de curtas:

Durante três dias de exibição, serão apresentados 12 curtas de ficção e documentários produzidos por jovem, que serão avaliados por meio de júri popular. O festival recebeu curtas de todo pais e América latina, graças às parcerias com Universidades de Cinema da Bolívia, Chile e Argentina.  

Mostra Rumos:

A Mostra Rumos tem o objetivo de divulgar longas-metragens de novos realizadores. Apresentar um novo olhar sobre o cinema nacional e internacional, com filmes que foram destaque durante o último ano.

Entre os filmes exibidos no Mostra estão: 7 Caixas (Paraguai), do diretor Juan Carlos Maneglia; o longa brasileiro "O Resgate do Pavão Misterioso", inspirado na literatura de cordel; Tanta Água, produção uruguaia aclamada no Festival de Cinema de Berlim; e Sob Luz e Sombras, documentário brasileiro com direção de Julio C. Siqueira. 

A Caixa Cultural fica na Avenida Almirante Barroso, 25, no Centro do Rio de Janeiro. E o Cinema Nosso fica na Rua do Resende, 80, na Lapa.

Tags: caixa cultural, Centro, cinema nosso, lapa, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.