Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014

Cultura

Encontro Ibero-Americana de Dança acontece entre 14 e 16 de agosto, no Rio

Evento vai reunir artistas e gestores de 12 países e discutir novas ideias e experiências na dança

Jornal do Brasil

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) promove, nos dias 14, 15 e 16 de agosto, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança, que será realizado no Teatro SESI, Centro do Rio de Janeiro (RJ). A abertura acontece no dia 15, sexta-feira, às 9h e contará com as presenças do presidente da Fundação Nacional de Artes, Guti Fraga; do diretor do Centro de Artes Cênicas  (Ceacen) da Funarte, Antonio Gilberto e do coordenador de Dança, Fabiano Carneiro. 

O projeto da Coordenação de Dança/Ceacen da Funarte tem como objetivo possibilitar novas ideias e experiências, além do intercâmbio cultural entre os vários agentes e difusores da arte ibero-americana. O evento vai reunir gestores da dança da Espanha, Chile, Uruguai, Equador, Colômbia, Peru, Paraguai, México, Costa Rica, Argentina, Venezuela e Brasil.

Durante a programação, haverá seis mesas de debates e uma roda de negociações. Entre os assuntos abordados pelas mesas de discussão, no primeiro dia do evento, estão relatos dos profissionais sobre experiências, projetos e ações; apresentação de soluções e estratégias de artistas independentes, companhias, grupos e coletivos para a manutenção de seus trabalhos artísticos; as redes e programas de intercâmbio e de circulação para a dança; e a apresentação de alternativas de financiamento público e priva do para intercâmbio, difusão e circulação da dança entre os países ibero-americanos. Além disso, também serão tratadas as alternativas de financiamento público e privado para o intercâmbio, a difusão e a circulação da dança entre países ibero-americanos.

O encontro é aberto ao público, mas só quem já se inscreveu poderá participar. 

Sobre o projetoDesde 2010, o Brasil se tornou membro do Iberescena - Fundo Ibero-Americano de Ajuda Iberescena, criado em 2006 a partir das diretrizes ad otadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai, relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. Em 2011, a Coordenação de Dança da Funarte, através de seu coordenador Fabiano Carneiro, intensificou essa aproximação com os países vizinhos, realizando o "Outras Danças: Brasil, Chile, Colômbia". Sediado em Fortaleza, em parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará, o evento da Funarte ofereceu atividades artísticas, acadêmicas e pedagógicas para estreitar os laços entre esses países. O "Outras Danças: Brasil, Argentina, Uruguai" também propôs uma residência artística no Rio Grande do Sul, em 2012, com dois coreógrafos sul-americanos (Argentina e Uruguai), apresentando uma mostra de solos e duos e um ciclo de debates, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Agora, o Encontro Rede Funarte Ibero-Americana de Dança propõe efetivar um novo intercâmbio cultural, aproximar-se com os países ibero-americanos, estreitar possibilidades, incentivar diálogos com gestores da dança ibero-americanos e promover novas oportunidades para o Brasil.

"O projeto visa a criação de uma rede de articulação internacional, que discuta ações voltadas para o desenvolvimento da dança Ibero-Americana, além da discussão de propostas de políticas públicas internacionais para o segmento", comenta Fabiano Carneiro, gestor público há 23 anos, sendo 16 anos na Secretaria de Cultura de Porto Alegre e, desde 2007, coordenador de Dança da Funarte.

Tags: cultura, dança, encontro, funarte, internacional

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.