ASSINE
search button

Projeto Mamadeira Cultural oferece atividades para crianças, no Planetário

As atividades são gratuitas e acontecem até dezembro; Este sábado tem a peça Como nasce o Palhaço

Compartilhar

Atividades de cultura e lazer gratuitas para crianças entre 3 e 10 anos são o foco do projeto 'Mamadeira Cultural', que começou em meados de julho no Planetário da Gávea, para animar ainda mais o fim de semana em família. Os pequenos têm acesso a espetáculos teatrais e atividades recreativas lúdicas até dezembro, em sábados alternados.

A programação deste sábado (9) conta a peça "Como nasce o Palhaço - Para o filho ver com o papai". Mas antes, as crianças terão a oportunidade de fazer um cestinho decorado para presente de Dia dos Pais.

As atividades recreativas, como contação de histórias e oficinas de artesanato, são realizadas ao ar livre, das 10h às 11h, no Parque Planetário. Em seguida, das 11h às 12h, o palco do Auditório Sérgio Menge espetáculos educativos, utilizando muita música ao vivo, bom humor e interação com as crianças.

 O 'Mamadeira Cultural' conta com patrocínio do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca-Ipanema), e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura.

O Planetário fica na Rua Vice Governador Rubens Berardo, 100, na Gávea. As atividades tem número de pessoas limitado. Ligue antes para saber mais informações sobre senhas e horários. O telefone do Planetário da Gávea é 21-2274-0046.

Veja a programação completa até dezembro

Agosto

10h às 11h

Atividade Recreativa: Confecção de um cestinho decorado para presente de Dia dos Pais

11h às 12h

Teatro: Como nasce o Palhaço - Para o filho ver com o papai

Sinopse: Com muita música e interação com o público, o ator vai construindo o personagem junto com as crianças, mostrando a grande influência que recebeu de seu pai e por que ele foi tão importante na sua vida.

23/08

10h às 11h

Atividade Recreativa: As crianças vão confeccionar e levar para casa uma miniatura do personagem folclórico bumba-meu-boi. Também vão ajudar os monitores na criação de um grande bumba-meu-boi, que ficará exposto no Planetário.

11h às 12h

Teatro: Ô Folclore

Sinopse: Personagens cômicos com nomes inspirados na cultura popular se juntam para apresentar uma viagem pelos contos e mitos da Amazônia, indo desde lendas da vitória-régia, o boto cor de rosa, a sereia Iara e até o famoso personagem Pedro Malazarte.


Setembro

20/09

10h às 11h

Atividade Recreativa: Confecção de chocalhos a partir de garrafas pet. Cantigas de roda ao vivo para as crianças acompanharem com os chocalhos.

11h às 12h

Teatro: Cantos e Cantigas

Sinopse: Nesta peça ao ar livre, um contador e um músico vão trabalhar o universo lúdico por meio de grandes histórias construídas com canções populares.

27/09

10h às 11h

Atividade Recreativa: Oficina de jardinagem

11h às 12h

Teatro: A Máquina do Tempo

Sinopse: Tudo começa quando o Senhor Gelado, que adora o frio, quer que o inverno não acabe e resolve destruir a máquina do tempo, para que a primavera não chegue. As fadas que controlam o tempo vão se unir para acabar com esse plano maléfico. As crianças vão aprender muito sobre as estações.

Outubro

04/10

10h às 11h

Atividade Recreativa: Livros infantis à disposição para leitura. Criação de um espaço aconchegante, onde as crianças poderão se deliciar com a literatura brasileira e ouvir um contador de histórias.

11h às 12h

Teatro: Os Viajantes

Sinopse: Dois contadores de histórias chegam com suas malas personalizadas e delas retiram os livros com os quais contam as histórias. Das malas também saem adereços para ajudar a compor e ilustrar os contos. Dessa forma, os viajantes contam, cantam, e encantam o público.

25/10

10h às 11h

Atividade Recreativa: Um monitor fará pinturas faciais nas crianças, com temas de circo. Outro monitor dará uma oficina de confecção de malabares.

11h às 12h

Teatro: Circulando

Sinopse: Dois palhaços, Bento e Nino, que são irmãos do Circulando, resolvem viajar por várias localidades apresentando o seu divertidíssimo show.


Novembro

08/11

10h às 11h

Atividade Recreativa: 'Descobrindo os ritmos' - oficina para as crianças descobrirem diferentes sensações rítmicas, como: tirando sons do corpo (percussão corporal), tirando sons de objetos, percepção rítmica etc.

11h às 12h

Teatro: Quero ver você Dançar!

Sinopse: O musical que vai colocar todo mundo pra dançar e principalmente conhecer as nossas danças tradicionais. Tudo começa quando os bichos resolvem mostrar os ritmos das suas regiões, entre cirandas, frevo, maracatu e samba e assim vamos descobrindo os ritmos do Brasil. Vamos então soltar os bichos e conhecer alguns desses maravilhosos ritmos do nosso Brasil!

22/11

10h às 11h

Atividade Recreativa: Brinquedos infantis como lego, mini-boliche, bolinhas, brinquedos de montar e chocalhos estarão à disposição das crianças.

11h às 12h

Teatro: Bebê Brincando

Sinopse: Núsicas, brincadeiras e contos desenvolvidos para bebês, para despertar e captar o interesse da primeira infância, com muitas cores, repetição, sons variados, cantigas e histórias carregados de elementos cênicos.


Dezembro

06/12

10h às 11h

Atividade Recreativa: Criação de uma mini-árvore de Natal, feita de jujuba. Também haverá oficina de criação de cartinha para o Papai Noel.

11h às 12h

Teatro: Noite Feliz

Sinopse: É a história de um menino que tem um grande sonho e neste Natal consegue realizar seus desejos, de forma linda e inesperada.

13/12

10h às 11h

Atividade Recreativa: As crianças poderão levar brinquedos, antigos ou novos, que não usem mais para serem doados a uma instituição de caridade. Haverá ainda oficina de confecção de brinquedos a partir de materiais recicláveis, para estimular o reaproveitamento de materiais não mais utilizados.

11h às 12h

Teatro: O Conto de Natal

Sinopse: Mige e Meg são duendes ajudantes do Papai Noel e vão dar uma lição sobre o verdadeiro presente que devemos dar para as pessoas que amamos.