Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Cultura

Escolas públicas do RJ recebem peça de teatro “Café da manhã saudável”

 Desenvolvido por pedagogos programa visa orientar crianças sobre a importância da primeira refeição

Jornal do Brasil

Escolas públicas do município de Seropédica, no Rio de Janeiro (RJ) receberão o espetáculo educativo “Café da Manhã Saudável”, entre os dias 11 e 15 de agosto, com patrocínio da Panco. O evento tem como principal objetivo disseminar hábitos de vida saudáveis, com foco na alimentação dos alunos por meio de brincadeiras lúdicas e divertidas. A Ciência Divertida – empresa líder em atividades científicas interativas para crianças entre 04 e 17 anos – é a responsável pela realização da ação. 

 Dois “cientistas malucos da nutrição” ensinam as crianças sobre como a primeira refeição do dia é essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, tendo uma grande influência no rendimento escolar. Os espetáculos são desenvolvidos por pedagogos, servem como um complemento do ensino abordado nas escolas e é voltado para a melhoria dos níveis de aprendizado e uma forma de aliar atividades culturais à educação, envolvendo crianças e adolescentes. 

 O espetáculo será dividido em cinco temas: Programa Cozinhando com a Ciência Divertida – que aborda a origem dos alimentos; Amigos Nutrientes – uma forma de apresentar quais são os nutrientes indispensáveis para o funcionamento do corpo humano; Menu Maluco – aprendem a preparar um café da manhã saudável e a importância da primeira refeição do dia; Conhecendo a Pirâmide da Alimentação – conhecem os diferentes grupos de alimentos e as quantidades que devem ingerir diariamente para terem uma vida saudável e Olha a Força e Energia – falam sobre a importância de praticar atividades físicas diariamente.

 No Rio de Janeiro, onde a Panco também tem uma fábrica, o espetáculo acontecerá em 10 instituições de ensino: E. M. Mª. Lúcia de Souza (11/08, 8h30 e 10h); E. M. Prof. Paulo Freire (11/08, às 14h); C. R. Eulália Cardosos de Figueiredo (12/08, 8h30 e 10h); E.M. Abeilard Goulart (12/08, 14h e 15h30); E. M. Racy R. Morandi (13/08, 8h30 e 10h); E. M. Ydérzio L. Vianna (13/08, às 14h); E.M. Pastor Gerson (14/08, 8h30 e 10h); E.M. Nelson Fernandes (14/08, 14h e 15h30); E.E. M. Prof.ª Creuza de P. Bastos (15/08, às 08h30) e E.M. Maria Archanja de Faria (15/08, às 14h).

A Ciência Divertida foi criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está atualmente presente em 37 países e em mais de 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta da empresa é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Isso criou uma metodologia, exclusiva e original, a qual os cientistas malucos propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos. Os tópicos destas oficinas de ciências têm aumentado ao longo dos anos, e além de ciência, a  Ciência Divertida aborda temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros, nas escolas, centros de recreação, parques, feiras, centros comerciais, empresas e festas de aniversário.

Tags: alimentação, Atividade, café da manhã, ciência divertida, crianças, escolas, peça, teatro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.