Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Cultura

Tio Samba: orquestra de samba lança seu primeiro DVD na Sala Baden Powell

Show acontece na próxima quarta-feira (2), às 20h, em Copacabana

Jornal do Brasil

Junte instrumentos de sopro (com direito até a uma tuba) a outros de cordas e percussão. Imaginou uma orquestra? OK. Uma sinfônica? Não, exatamente... Orquestra de samba. É como podemos definir o Tio Samba e seus 12 componentes. O grupo, que tem no currículo três CDs, lança, dia 02, na Sala Baden Powell seu primeiro DVD, "Tio Samba Show", que contou com as participações especiais de Diogo Nogueira, do cantor pernambucano André Rio e do grupo Mulheres de Máscaras (formado por Flávia Dantas, Julieta Brandão e Nina Wirtti). O show acontece na próxima quarta-feira (2), às 20h. 

 O repertório do show de lançamento é praticamente idêntico ao do espetáculo registrado no DVD, com a inclusão da marchinha "Gás de pimenta" (Carlos Mauro e Sergio Barros), feita para o carnaval de 2014 e cuja gravação, de estúdio, integra os extras do DVD. O roteiro musical reúne canções dos CDs lançados pelo grupo, além da releitura com arranjos inéditos para três clássicos do samba: "Chiclete com banana" (Gordurinha e Almira Castilho), "Bela cigana" (Ivor Lancellotti e João Nogueira) e "É preciso discutir" (Noel Rosa). 

Orquestra toca exclusivamente samba, com 12 integrantes, tem três cds lançados
Orquestra toca exclusivamente samba, com 12 integrantes, tem três cds lançados

  Com arranjos que unem cordas e sopros a percussão dos grupos regionais de samba e choro, o grupo tem no currículo os CDs "Quero Ver "(2003), "É Batata!," dedicado a obra de Carmem Miranda (2010 quando foi finalista do 22º Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo de Samba) e "Mais pra cá do que pra lá" (2012). Este proporcionou, em 2013, a indicação do Tio Samba como finalista no troféu "Samba é tudo de bom" na categoria Melhor Grupo.

  O Tio Samba é formado por Carlos Mauro e Luciana Lazulli (vocais), Marcio Arese (sax tenor), Fabiano Segalote (trombone e bombardino), Carlos Vega (tuba), Beatriz Stutz (clarineta e sax alto), Matheus Moraes (trompete), Bernardo Dantas (violão 7 cordas), Thiago Cunha (cavaquinho), Diogo Barreto, Alfredo Alves e Marconi Bruno (percussão).

   "Um show é uma coisa muito maior do que a apresentação de um repertório a uma plateia. Após 15 anos de existência, sentimos que era fundamental registrarmos nossa performance ao vivo. Com o lançamento deste DVD, podemos oferecer às pessoas este algo a mais, que vai além da nossa execução musical. Isso permite que nosso público tenha a integralidade de nossa arte à mão para aproveitar-se dela a qualquer momento e em qualquer lugar", explica Carlos Mauro, compositor e vocalista do grupo.

A Sala Baden Powell  localiza-se na Av. N. S. de Copacabana, 360, Copacabana. Mais informações: 2255-1067/ 2548-042. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia entrada para os casos previstos na lei)

 

Tags: copacabana, cultura, orquestra de samba, Rio, sala baden powell, samba, show, tio samba

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.