ASSINE
search button

Quadro encontrado não é de Rembrandt

Compartilhar

 Após análises de especialistas a polícia italiana informou nesta quarta-feira (30) que o quadro encontrado após 35 anos que tinha sido roubado e atribuído a Rembrandt não pertence ao artista holandês mas ao italiano Pietro Bellotti. O óleo sobre tela "San Luca Evangelista", roubado em 1979 tinha a assinatura de Rembrandt, mas sua autenticidade era questionada. Estudos realizados depois do furto acertaram a paternidade da obra que é do veneziano Bellotti.

    A assinatura do artista holandês foi pintada na obra possivelmente pelo mercado de arte no começou de 1900.

    O quadro foi roubado na noite entre os dias 12 e 13 de dezembro de 1979 junto com mais dez obras, seis esculturas, cinco móveis e nove objetos, do castelo Cini de Monselice, (Pádua). Em 2009 ele tinha sido encontrado em um leilão em Paris na França, onde foi colocado a venda por um colecionador francês que se dispôs a devolver a obra logo que soube que sua proveniência era ilícita.

    O valor da obra de Bellotti é de cerca 150 mil euros.

    Nesta quarta-feira (30) o quadro volta para o patrimônio da Fundação Cini que pretende colocá-lo em exposição após uma possível restauração.

    Por sua vez, Giuseppe Marseglio, comandante do núcleo de policia para a conservação do patrimônio cultural de Veneza comemorou o resultado da operação que levou ao encontro da tela.

    "Ter encontrado esta obra é o melhor resultado da investigação, realizada através do monitoramento cotidiano do mercado e completa mais uma parte do mosaico relativo ao furto de 1979, que esperamos que com o tempo conseguiremos recuperar todas as peças furtadas. O objetivo principal era recuperar o quadro, mas as investigações continuam", afirmou ele.(ANSA)