ASSINE
search button

“Retratos”,espetáculo de dança-teatro é inspirado na obra de Cindy Sherman

Suely Franco e Umberto Magnani estão nos papéis centrais

Compartilhar

A obra da artista americana Cindy Sherman – que se auto-fotografa personificando personagens fictícias em diversas situações – é o ponto de partida do solo de dança-teatro Retratos, que a bailarina Carolina Cony estreia, sob a direção de Cristina Moura, dia 23 de julho na Sede das Cias, no Rio. O espetáculo fica em cartaz até o dia 1º de agosto. 

 “As personagens de Cindy Sherman são clicadas em situações dramáticas ou cotidianas, capturando e subvertendo instantes de suas vidas inventadas. São mulheres abandonadas, jovens esperançosas, divas atormentadas, que nos afetam pelas imagens impactantes e sedutoras”, pontua Carolina Cony, que já integrou a Intrépida Trupe e fundou com outros parceiros o Coletivo Circo Strada.

O encontro criativo entre Carol Cony e Cristina Moura resulta num espetáculo potente que transita entre linguagens. A diretora que tem estado em cartaz no Rio de Janeiro com espetáculos instigantes, como “O menino que vendia palavras”, “Philodendrus, uma conferência imaginária”, entre outros, conduz de maneira delicada os percursos propostos pela intérprete, que se contamina e se arrisca nesse jogo cênico e coreográfico proposto pela direção.

 O espetáculo faz parte do Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura. Com trilha original e direção musical de Domenico Lancellotti, Retratos apresenta passado, presente e futuro das mulheres de Cindy e Carol Cony. A iluminação de Paulo Cesar Medeiros e figurinos e cenário de Raquel Theo completam a instalação contemporânea.

 Retratos é um passeio entre os possíveis passados, presentes e futuros das mulheres criadas virtualmente. Em cena, diversas trocas de figurinos se unem a uma vigorosa partitura coreográfica para evocar a atmosfera em torno das personagens. “Retratos convida o espectador a um passeio imagético e imaginativo, onde o corpo da intérprete é o guia entre o humor, memória, drama, paixão e tragédia”, pontua a diretora Cristina Moura. “O trabalho de Cindy Sherman me inspira em vários sentidos. Ela uniu duas linguagens que me afetam e me instigam como artista. Sempre gostei de me fotografar. Experimentava diferentes ângulos, poses, cabelos, etc. A fotografia é uma linguagem que me acompanha quando estou só, e com ela me reinvento. É uma grande companheira”, completa.

  A Sede das Cias localiza-se na Rua Manoel Carneiro, 12, Escadaria do Selarón – Lapa, Rio de Janeiro. O telefone da Sede é 2137-1271 Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).