ASSINE
search button

Cultura live em debate na Caixa Cultural Rio

Ciclo de palestras e oficinas Copyfight está na 5ª edição

Compartilhar

Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 29 de julho a 1º de agosto (de terça a sexta-feira), o ciclo de debates e oficinas Copyfight, que apresenta, em sua quinta edição, novas perspectivas sobre cultura livre. Os compositores Marcelo Yuka e Leoni, o co-fundador da rede de Centro de Mídia Independente (Indymedia) no Brasil, Pablo Ortellado, e Felipe Fonseca, co-fundador da rede MetaReciclagem, são alguns dos convidados do projeto, que tem entrada franca.

Na terça-feira, dia 29, os músicos Leoni e Marcelo Yuka, em conjunto com os pesquisadores Thiago Novaes e Miguel Said, debaterão sobre os desafios atuais do direito autoral em um cenário de crescente compartilhamento por meio de redes, onde a noção de propriedade intelectual encontra-se cada vez mais questionada frente às dinâmicas emergentes de produção colaborativa e anônima.

Na quarta-feira, dia 30, o rapper Dudu de Morro Agudo, criador do Movimento Enraizados, o pesquisador Felipe Fonseca, co-fundador da rede MetaReciclagem, o produtor cultural Jaborandy Yandê, da Rede de Comunicação Indígena Índios Online, e o artista gráfico Pablo Meijueiro, do coletivo Norte Comum, discutirão sobre os desafios e potências da produção cultural no país.

Na quinta-feira, dia 31, os professores Alexandre Mendes, participante da rede internacional Universidade Nômade, João Roberto Lopes, co-fundador e coordenador do Instituto Mais Democracia, e Pablo Ortellado, co-fundador da rede do Centro de Mídia Independente (Indymedia) no Brasil, acompanhados pelo cineasta e radialista Victor Ribeiro, falarão sobre as relações entre cultura livre e o espaço público, abordando as transformações das cidades, no contexto de realização de grandes eventos.

Por fim, na sexta-feira, o professor Giuseppe Cocco, a co-idealizadora do projeto Nuvem, Cinthia Mendonça, o fundador da Rede AfroAmbiental, Aderbal Ashogun, e a pesquisadora Sarita Albagli, autora do livro Geopolítica da biodiversidade, apresentarão um debate original sobre as biotecnologias, tendo como ponto de partida a revalorização dos saberes tradicionais dos povos originários, em oposição aos mecanismos de patenteamento do conhecimento e da natureza pela indústria.

Oficinas:

Durante os quatro dias do evento, será realizada, às 14h, uma oficina de experimentações artísticas e midiáticas com tecnologias livres e abertas. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo site https://copyfight.me/inscricoes/.

 

Copyfight:

O primeiro encontro foi realizado em 2010, no Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante um seminário, reunindo dezenas de artistas, pesquisadores e produtores para debater temas ligados à crítica da propriedade intelectual na sociedade contemporânea. No ano seguinte, a segunda edição marcou o lançamento de trabalhos sobre os temas que deram origem ao livro Copyfight - Pirataria e Cultura Livre, publicado em 2012 pela editora Azougue.

As atividades do Copyfight são consideradas, hoje, referência nos estudos sobre cultura livre, direito autoral e propriedade intelectual no século XXI, não só no Brasil, como no exterior. A pesquisa de perfil do público mostra ainda dezenas de pessoas interessadas em países como EUA, França, Uruguai, Chile, Itália, entre outros.

 

Programação:

 

Terça-feira, 29 de Julho, às 18h30

*Coautores. Um debate aberto sobre autoria, licenciamento e produção cultural em tempos de uploads e downloads.

Debatedores: Leoni, Marcelo Yuka, Thiago Novaes e Miguel Said

 

Quarta-feira, 30 de Julho, às 18h30

*Redes.br: A cultura digital foi devorada, deglutida e hoje é expressa em uma infinidade de práticas no Brasil. Rumo à descolonização tecnológica e cultural, eis a digitofagia das mídias.

Debatedores: Dudu de Morro Agudo, Felipe Fonseca, Jaborandy Yandê e Pablo Meijueiro

 

Quinta-feira, 31 de julho, às 18h30

*Mega.eventos: Uma reflexão coletiva sobre transformações urbanas e aproximações entre arte, mídia e política.

Debatedores: Alexandre Mendes, João Roberto Lopes, Pablo Ortellado e Victor Ribeiro.

 

Sexta-feira, 1º de Agosto, às 18h30

*Bio.tecnologias: Da ciência das erveiras e dos xamãs à construção de ambientes sustentáveis em espaços urbanos e rurais. Quais os desafios para a construção de biotecnologias baseadas na autonomia e em conhecimentos comuns?

Debatedores: Giuseppe Cocco, Cinthia Mendonça, Aderbal Ashogun e Sarita Albagli.

 

Serviço:

Copyfight - Ciclo de Debates e Oficinas sobre Cultura Livre

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Cinema 2

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Datas: de 29 de julho a 01 de agosto de 2014 (de terça-feira a sexta-feira)

Horário: às 18h30

Telefone: (21) 3980-3815

Lotação: 80 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Ingresso: Entrada Franca - Retirada de senha 1h antes do evento por ordem de chegada

Classificação indicativa: Livre

Oficinas: CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Sala Margot, a partir das 14h

Acesso para pessoas com deficiência