Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Cultura

Corpo de João Ubaldo Ribeiro é velado na ABL

Jornal do Brasil

O corpo do escritor João Ubaldo Ribeiro, que morreu na madrugada desta sexta-feira (18) no Rio, vítima de embolia pulmonar, está sendo velado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio. O velório acontece no Salão dos Poetas Românticos. Inicialmente, o sepultamento estava marcado para as 16h, no Cemitério São João Batista, mas foi adiado para sábado por conta da chegada de uma das filhas, que mora na Alemanha.

João Ubaldo Ribeiro era membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupava a Cadeira 34 desde 1994. Jornalista e cientista político, ele foi autor de mais de 20 livros, publicados em 16 países. 

Entre suas principais obras estão Sargento Getúlio (1971), Viva o Povo Brasileiro (1984) e O Sorriso do Lagarto (1989). João Ubaldo Ribeiro recebeu, em 2008, o Prêmio Camões, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, para autores que contribuem para o enriquecimento da língua portuguesa.

>> Escritor João Ubaldo Ribeiro morre aos 73 anos no Rio de Janeiro

>> Literatura "perde um grande nome", diz Dilma sobre morte de João Ubaldo Ribeiro

>> ABL decreta três dias de luto por morte de João Ubaldo Ribeiro

Ele era pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) . O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, trabalhou em vários jornais.

Tags: abl, corpo, Escritor, luto, velório

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.