ASSINE
search button

No próximo domingo tem palestra gratuita na Zona Portuária

Grupo de Capoeira promove palestra sobre a história e memória do tráfico atlântico de escravos

Compartilhar

O grupo de capoeira Kabula Rio, em parceria com o movimento cultural Conexão Carioca de Rodas na Rua, realiza mensalmente a Roda de Capoeira do Cais do Valongo. No próximo domingo (19), a partir das 10h30, na Zona Portuária, acontecerá a Roda dos Saberes cuja palestra vai apresentar e trazer um debate social e político sobre o "Inventário": Uma iniciativa do Projeto Rota do Escravo da Unesco, que fixou no Cais do Valongo, pela primeira vez no mundo, uma placa reconhecendo um local como patrimônio da memória da diáspora africana.

A palestra ocorre no próprio Cais do Valongo e será ministrada pela professora Martha Abreu. Após a palestra acontece a tradicional Roda de Capoeira.

A roda e a palestra acontecem ao ar livre, na Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania). Caso chova, o evento acontece no Instituto dos Pretos Novos na Rua Pedro Ernesto 32,34 – Gamboa.

O Kabula Rio é uma escola de capoeira angola criada em 2004 por Carlo Alexandre Teixeira da Silva (Mestre Carlão) com sede nacional no Rio de Janeiro e sede internacional em Londres. Movimento corporal e pensamento integrados fazem parte da missão do Kabula que propõe que a capoeira angola seja ferramenta de transformação social e cultural. 

 O Kabula também desenvolve atividades com o objetivo de transmitir e valorizar a história, a estética, a filosofia e o conhecimento de outros saberes populares brasileiros, especialmente de matriz africana, como o samba de roda, o jongo e o candomblé.