ASSINE
search button

"Planeta Copa" traduz em cores e expressões o Mundial de futebol

Artista plástica Mazeredo homenageia Neymar e Pelé em exposição no Rio de Janeiro

Compartilhar

A Copa do Mundo do Brasil se traduz em arte nas mãos da artista plástica Mazeredo. Na exposição "Planeta Copa", que fica em cartaz no Centro Cultural do Clube Militar, no Rio de Janeiro, até 31 de julho, a artista faz uma homenagem às seleções que passaram pelas oitavas de final.

A mostra é a segunda fase do projeto "Louvor ao Esporte", quando Mazeredo expôs suas obras no "Toit de la Grande Arche ", em Paris, durante o campeonato mundial de futebol de 1998. A atual edição do projeto é composta por 14 pinturas, duas instalações e um busto em mármore branco, em homenagem ao Rei do Futebol, Pelé. "Quis eternizar o sorriso sereno do rei, com uma sensação de dever cumprido", explica Mazeredo.

Entre as pinturas, a artista faz uma homenagem ao craque Neymar, traduzindo seu futebol-arte em cores. Nas telas, o jogador surge como herói nacional, olhando o horizonte, sério, compenetrado de sua responsabilidade neste torneio. A bola de futebol também é retratada de forma especial, onde texturas traduzem os movimentos que a esfera toma a partir dos chutes, passes e dribles. A mostra traz ainda uma instalação com oito camisas pintadas especialmente para a seleção Alemã, ganhadora da competição.

Inspirados pela arte do futebol, os traços de Mazeredo exprimem movimento de cor e gesto. Tomando como pretexto as cores das diversas seleções de futebol que participam da Copa no Brasil, a artista materializou obras expressionistas, a um passo da pintura abstrata. Todas as telas têm composições dinâmicas, potencializadas por massas de cores diagonais, contrastes entre tonalidades vivas e pinceladas desenvoltas que se desdobram em camadas sobre a superfície das telas. 

Serviço:

Exposição "Planeta Copa"

Local: Espaço Cultural do Clube Militar

Endereço: Av. Rio Branco 251- Cinelândia

Data: Até 31 de julho de 2014 

Horário: Das 11 às 18 horas

Entrada gratuita