Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Cultura

Coletiva O imaginário urbano carioca retrata o Rio e seus souvenirs

Jornal do Brasil

A designer e artista plástica Kakau Höfke é uma das convidadas para a coletiva Com o Rio da Cabeça aos Pés – Sem medo de ser kitsch em cartaz no Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes. A mostra de Höfke apresenta os souvenirs do Rio de Janeiro ao longo dos últimos cem anos, passando pelas bandejas de borboletas, pedrarias, postais até uma enorme oferta de produtos que têm a cidade maravilhosa como inspiração. 

As obras de Kakau Höfke estão presentes em artigos de papelaria, além de cangas exclusiva, escultura iluminada com o relevo das montanhas do Rio, que virou uma de suas marcas registradas. As cangas são inspiradas nas belezas e nos principais pontos turísticos da cidade maravilhosa. Ao todo são quatro modelos diferentes, super coloridos e vibrantes, a cara das praias cariocas. Algumas das cangas apresentam duas variações de cores, uma em tons quentes e a outra em tons mais frios. Os relevos do Rio e as calçadas de Copacabana estão presentes nos desenhos, mas com tratamento diferente ao dado nas telas criadas pela artista. 

Artista plástica Kakau Höfke tem suas obras expostas no Centro Carioca de Design
Artista plástica Kakau Höfke tem suas obras expostas no Centro Carioca de Design

Criada em 2011, a escultura de luz com acrílicos coloridos sobrepostos com relevos do Rio virou uma das marcas registradas de Kakau Höfke. Feita de acrílico e madeira mdf, a peça “Rio iluminado” é colorida e exibe os contornos de pontos turísticos como o Corcovado, Pão de Açúcar, a Pedra da Gávea e o calçadão de Copacabana. A obra criada pela artista plástica e designer possibilitou levar a imagem e o colorido da cidade maravilhosa para terras americanas, sendo em seguida convidada em 2012 para criar e estampar os relevos do Rio nas bolsas da rede de lojas Macy’s, nos Estados Unidos. A escultura participou da exposição coletiva Infinitta Inbox, onde cada artista desenvolveu a sua criação a partir do mesmo suporte, uma caixa antiga de metal.

Kakau Höfke criou uma linha de papelaria exclusiva para uma rede no Brasil. O colorido carioca da artista plástica e designer foi estampado em moleskines, caderno, blocos de anotação entre outros produtos da marca. Com cores vivas e sobreposições de imagens, Kakau também desenvolveu caixas para presentes, prints para cadernos e conjunto de folhas para embrulho. A inspiração mais uma vez vem dos relevos, cores e formas do Rio, características marcantes da cidade carioca.

Tags: artista, cidade, höfke, maravilhosa, plástica, postais

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.