Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Cultura

Cientista político Vamireh Chacon é o ganhador do Prêmio Machado de Assis

Agência Brasil

A Academia Brasileira de Letras (ABL) anunciou hoje (7) os ganhadores de 2014 dos prêmios literários concedidos pela instituição. O Prêmio Machado de Assis, o mais importante da ABL e o único dado pelo conjunto da obra, vai para o cientista político, pesquisador e professor pernambucano Vamireh Chacon.

Professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Chacon, de 80 anos, é autor, entre outros, dos livros História das Ideias Socialistas no Brasil, História dos Partidos Brasileiros e Gilberto Freyre – Uma Biografia Intelectual”. Ele receberá a importância de R$ 100 mil pelo prêmio.

Os vencedores dos demais prêmios ABL, concedidos para obras publicadas em 2013, no valor de R$ 50 mil cada, foram: na categoria Poesia, Gabriel Nascente, pelo livro A Biografia da Cinza; Ficção (Romance, Teatro e Conto), Luiz Vilela, Você Verá; Ensaio e Crítica Literária, João Cezar de Castro Rocha, Machado de Assis: Por uma Poética da Emulação; Literatura infantojuvenil, Tatiana Salem Levy, por Tanto Mar; e Mirna Pinsky, por Um Menino, sua Amiga, um  Fichário e dois Preás; Tradução, Safa Jubran, E nós Cobrimos seus Olhos; História e Ciências Sociais, Lília Moritz Schwarcz,Batalha do Avaí; Cinema, dividido entre Matthew Chapman e Julie Sayres, pelo roteiro do filmeFlores Raras, dirigido por Bruno Barreto.

Os prêmios serão entregues no próximo dia 17, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, sede da ABL, no Centro do Rio de Janeiro. Na mesma data, serão comemorados os 117 anos de fundação da academia.

 

Tags: Academia, brasileira, letras, livros, premiação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.