Jornal do Brasil

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

Cultura

Livro destaca 14 CDs brasileiros importantes para a música

Portal Terra

"Alguns discos conseguiram galgar um lugar no panteão das obras-primas. Estão acima, indiscutíveis". É assim que a introdução do livro Indiscotíveis abre uma viagem pela música brasileira, selecionando 14 álbuns importantes da música brasileira. 

O repertório é diverso, inclui de Titãs a Tim Maia e traz textos e capas reinventadas por ilustradores e designers em formato diferente: cada um dos sete livretos traz dois textos que discursam sobre a relevância dos álbuns.

A escolha, como o idealizador do projeto Itaici Brunetti escreve, considerou diversos aspectos das produções, como ano de lançamento e mistura de ritmos. "Só com o passar dos anos que se enxergam as reais contribuições que essas obras fizeram na música e na cultura de um país", observa, ressaltando ainda que a maioria da lista foi gravada em uma época pré-internet.

Lançamento acontece no dia 2 de julho em SP
Lançamento acontece no dia 2 de julho em SP

Os textos são assinados por Dafne Sampaio, Marcelo Costa, Miria Alves, Kid Vinil, Tiago Agostini, Silvia Ribeiro, Luiz Cesar Pimentel, Emicida, Rael, Arthur de Faria, Tatá Aeroplano, Pablo Miyazawa, Luiz Américo Lisboa Junior e Bruno Dias, no time composto por jornalistas e músicos. As capas ficaram por conta de Dalton Soares, Luciana Martins, Luciano Salles, Gustavo Piqueira e Yara Fukimoto.

Na lista de CDs estão: Sobrevivendo no Inferno (Racionais MC's), Os Afro-Sambas (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Tim Maia Racional vol. 1, vol. 2 e vol. 3 (Tim Maia), Krig-ha, Bandolo! (Kid Vinil), Raimundos (Raimundos), Solta o Pavão (Jorge Ben), Roots (Sepultura), Cabeça Dinossauro (Titãs), O Lado B do Hip Hop (SP Funk), Afrociberdelia (Chico Science & Nação Zumbi), Cluna da Esquina 2 (Milton Nascimento), A Sétime Efervescência (Júpiter Maçã), Selvagem? (Paralamas do Sucesso) e Acabou Chorare (Novos Baianos).

O lançamento acontece na próxima quarta-feira (2) na Sensorial Discos (Rua Augusta, 2389 - São Paulo), às 19h. Quem quiser adquirir a publicação antes, pode realizar a compra online pela loja virtual da Editora Lote 42 e conferir antes os textos e ilustrações do livro que, como o próprio slogan diz, é "para ler e ouvir alto".

Tags: editora, lançamento, livros, música, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.