Jornal do Brasil

Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2014

Cultura

Exposição destaca patrimônio territorial e imobiliário brasileiro

Agência Brasil

Inaugurado há 70 anos, o edifício em estilo neoclássico que foi sede do Ministério da Fazenda quando o Rio de Janeiro era a capital da República, abriga, a partir de hoje (12), a exposição Patrimônio de Todo Brasileiro. Composta por 22 painéis, com registros de mais de 30 fotógrafos, documentos e plantas de prédios, a mostra tem como proposta sensibilizar a população sobre a importância e o cuidado com o patrimônio público do país, tanto o imobiliário quanto o territorial.

A exposição, que tem o apoio do Projeto Acervo Documental, da Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro, e o patrocínio da Caixa Econômica Federal, faz parte de um projeto que inclui um livro e um programa educativo. Lançado no fim da tarde dessa quarta-feira (11), durante a abertura da exposição para convidados, o livro Patrimônio de Todo Brasileiro reúne o trabalho de fotógrafos profissionais, entre eles Miguel von Behr, Jorge Macedo e Débora 70, amadores e de uma dezena de fotógrafos servidores públicos.

“O local que nos abriga no Rio não poderia ser mais apropriado, que busca estimular o sentimento de pertencimento do brasileiro à história dos imóveis e prédios públicos nacionais”, disse o curador do projeto, José Carlos Simões sobre o edifício que hoje tem o nome de Palácio da Fazenda. Antes do Rio, a mostra já percorreu locais como o Jardim Botânico de Brasília, o Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra, em Salvador, e o Conjunto Arquitetônico dos Mercedários, em Belém do Pará.

Além da distribuição do livro a bibliotecas e escolas públicas, o projeto prevê, a partir de julho, após o recesso da Copa do Mundo, atividades educativas destinadas aos estudantes, em visitas monitoradas à exposição. A mostra fica em cartaz até 5 de setembro, com entrada franca e visitação das 9h às 17h.

O Palácio da Fazenda fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, 375, no centro do Rio. 

Tags: brasil, exposição, fazenda, palácio, república

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.