Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Cultura

Caixa Cultural apresenta o carimbó chamegado de Dona Onete

“Diva do carimbó chamegado” se apresenta, aos 75 anos, em três shows no Rio de Janeiro

Jornal do Brasil

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 13 a 15 de abril (sexta-feira a domingo), diretamente do Pará, a “diva do carimbó chamegado” Dona Onete. Nas três apresentações, a compositora, que tornou-se referência para os jovens músicos do estado, receberá, no espaço, o conterrâneo e convidado especial, Mestre Vieira, com sua guitarrada.

Caixa Cultural apresenta o carimbó chamegado de Dona Onete
Caixa Cultural apresenta o carimbó chamegado de Dona Onete

O repertório do show traz canções do álbum “Feitiço Caboclo”, de dona Onete, lançado no ano passado, como  “Proposta indecente”, “Amor brejeiro”, “Poder da sedução”,  “Moreno Morenado”, “Feitiço Caboclo” e “Jamburana”.  Mestre Vieira entra em cena para tocar “Lambada do Rei”, “Pegando Corda”e “Cidade Linda”, algumas de suas músicas mais conhecidas.

Dona de uma voz rouca e grande sensualidade, essa senhora de 75 anos, é a musa da nova geração da música paraense. Ela inventou o "carimbó chamegado”,que segundo ela tem o balanço do carimbó, mas “com um toque de pimenta”. “A música do Pará é muito cheia de mistura, então comecei a fazer essas músicas, que falavam de amor, num ritmo mais lento e muito sensual, e assim nasceu esse carimbó chamegado”, diz Onete, que tem canções gravadas por Gaby Amarantos, entre outros artistas, e que agora está levando ela mesma o ritmo para todo o Brasil.

A banda formada por Pio Lobato (guitarra), Breno Oliveira (Baixo), Vovô (bateria), JP Cavalcante (percussão) e Daniel Serrão (sax e teclado) vai acompanhar a cantora.

Dona Onete:

Seu primeiro disco foi lançado em 2012, aos 72 anos. Intitulado Feitiço Caboclo, o álbum, gravado no Rio de Janeiro com produção de Marco André, outro dos principais nomes da música paraense, é todo autoral e carregado de influências. Além do carimbó, o disco reúne a toada de boi-bumbá, salsa caribenha, brega, samba e até rap, ritmos que ganham unidade na voz da cantora.

Serviço:

Show Dona Onete convida Mestre Vieira

Datas: 13 a 15 de junho de 2014 (sexta-feira a domingo)

Horário: 19h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia-entrada

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Lotação: 176 lugares (4 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência

Classificação: 14 anos

Tags: apresentações, compositora, Cultural, músicos, repertório

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.