Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Julho de 2014

Cultura

Exposição brinca com imaginário popular e faz Brasil campeão de todas as copas

Agência Brasil

A exposição Brasil 20 Copas, em cartaz no Museu do Futebol, na capital paulista, reconta a história de todos os mundiais, mas da forma como a maioria dos brasileiros gostaria que elas tivessem terminado: com o Brasil campeão de todas.

“A exposição pretende homenagear a participação brasileira em copas do mundo. O Brasil é a única seleção que participou de todas as edições do Mundial. Para isso, contamos a história, não exatamente como aconteceu, mas aquela história que gostaríamos de contar para todo mundo: o Brasil campeão de todas as copas”, explicou a diretora de conteúdo do Museu do Futebol, Daniela Alfonsi.

Consta do evento a exibição de um filme de 12 minutos, Brasil, Eternamente Campeão, dirigido pelo cineasta Henrique Goldman e com roteiro do escritor José Roberto Torero, que conta, brincando com o imaginário do brasileiro, como a seleção nacional se tornou a melhor das copas do mundo. Foram entrevistados jornalistas, escritores e jogadores, como Gérson (presente nos mundiais  de 1966 e 1970), Edu (1970), Alemão (1986 e 1990) e Pepe (1958).

Os visitantes poderão deixar um depoimento gravado em vídeo com comentários sobre o desempenho da seleção nas copas. A gravação é colocada no canal do Youtube de exposição Brasil 20 Copas.

“Quem vem também conhece a história de fato. Tentamos trazer para o museu esse clima de questionamento da Copa visto nas ruas.” É uma forma de trazer o momento presente para o museu, mas de uma forma bem-humorada, leve e divertida, disse Daniela.

Objetos históricos das copas também podem ser vistos na exposição, como a camisa azul de 1958 que pertenceu a Didi, a réplica da Taça Jules Rimet – a única que foi feita diretamente da original, roubada no Brasil e supostamente derretida em 1983 – e as bolas usadas nas finais de 1958 e 1962.

A exposição fica em cartaz até 7 de setembro, no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu.

Tags: brasil, copas, exposição, museu, Rio, são paulo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.