Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Cultura

Da Ghama chega ao palco do Odisseia com o seu novo show Baixafrikabrasil

Jornal do Brasil

Eterna "cria" da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o músico Da Ghama conquistou um lugar de destaque no mercado musical nacional e até internacional, como guitarrista, cantor e fundador da banda Cidade Negra, uma das maiores no universo do reggae nacional. Após a sua saída do grupo, Da Ghama se dedicou ao projeto autoral Baixafrikabrasil, que envolve além da música, questões sociais que tem como tema a ecologia e sustentabilidade na Baixada. E esse novo trabalho será apresentado nesta quinta-feira (29/5) no palco do Teatro Odisséeia, na Lapa, Centro do Rio.

Da Ghama é considerado um dos mais representativos artistas que tiveram como berço a Baixada, onde ele cresceu e desenvolveu profissionalmente. Foi na região que a sua longa carreira como músico despontou, na banda Lumiar. O menino que sonhava alto e acreditava em seus sonhos, idealizou o grupo “Cidade negra”, que anos depois já era considerada uma das maiores bandas de reggae no mercado musical mundial. Foram 20 anos de sucesso ao lado do Cidade, até arriscar mais um voo, dessa vez solo. 

Da Ghama vai apresentar o seu novo show no Teatro Odisseia
Da Ghama vai apresentar o seu novo show no Teatro Odisseia

A essência desse novo trabalho situa nas composições tiradas da gaveta, de anos atrás. A paixão pelo Reggae, o nascimento da sua filha, as andanças pelo mundo e tudo aquilo que compõe um ser em sua plenitude e personificação, encontram vazão em letras e sons, revelando músicas carregadas de verdade e sentimentos. "É o fluxo da vida, é a música que pulsa, é tudo e um pouco mais, num só coração", considera o músico. 

Baixafrikabrasil é o segundo disco solo do compositor e fundador do Cidade Negra - o primeiro se chama Violas e Canções. No mais recente projeto, Da Ghama vai fundo nas questões sociais buscando chamar atenção especialmente sobre a Baixada Fluminense bem como para questões ecológicas. Na percepção do artista, esse é o momento peculiar de resgate as raízes, e nisto se inclui o Reggae em toda sua grandeza. 

O projeto conta com as participações especiais de Alexandre (Natiruts), Bebeto, Marcelo Lobato (Rappa), Ricardo Barreto (Blitz), Serjão Loroza, na música ‘Trabalhador’, Papa Rick e da Banda Planta e Raiz, na canção “Pique NatyDread”. "Este disco é antes de tudo uma sincera homenagem as matrizes Africanas e a todos os cantores e compositores brasileiros que vem fazendo a história do Reggae no Brasil ao longo dos últimos 30 anos", explica Da Ghama.

Da Ghama foi premiado como compositor nos “Melhores do Reggae do ano”, no Expresso Brasil, que aconteceu na capital paulista, no ano de 2012. Além das homenagens nas prefeituras do Rio e Belford-Roxo, sua cidade natal. Atualmente, o músico representante do reggae nacional está em turnê para divulgar a música "Falar à verdade", um hit autoral, composto na época do Cidade Negra e regravado no Baixafrikabrasil. Nas suas apresentações, Da Ghama não deixa de fora as canções "Pique NatyDread" e "Trabalhador", que são frutos das suas parcerias. Ele também está no palco em alguns shows com cantor, compositor e ator Serjão Loroza.

Serviço:

Show Baixafrikabrasil. Com cantor e compositor Da Ghama

Local: Teatro Odisséia. Rua Mém de Sá, 66 - Lapa, Centro

Data: 29 de maio de 2014. Horário: 21 horas

Ingressos: R$ 15,00 (Mulheres) e R$ 25,00 (Homens)

Classificação: 16 anos

Tags: canções, cidade, lapa, NEGRA, reggae, teatro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.