Jornal do Brasil

Quarta-feira, 20 de Agosto de 2014

Cultura

José Eduardo Martins lança livro com impressões sobre a música portuguesa

Jornal do Brasil

Aconteceu ontem, na Livraria da Vila Lorena, em São Paulo,  o lançamento do livro “Impressões sobre a música portuguesa: panorama, criação, interpretações, esperanças, do pianista José Eduardo Martins”. A obra fala sobre os mais importantes compositores portugueses da história e reúne textos, ensaios acadêmicos e análises de partituras dos próprios artistas.

A obra de José Eduardo Martins foi publicada pela Editora da USP em coedição com a Imprensa Universidade de Coimbra. Nela, o autor de 75 anos transmite sua paixão com a música e relembra grandes concertos, viagens e visitas a Portugal. Martins também qualifica o trabalho de diversos compositores lusitanos, seus objetos de estudo. O livro, inclusive, vem acompanhado de um CD com 40 peças do pianista e também extrato de obras dos artistas abordados durante a obra.

O prefácio, assinado pelo sociólogo e musicólogo Mário Vieira de Carvalho, ressalta a qualidade da obra e do talento de seu autor. “As suas interpretações valem como paradigma da síntese entre o rigor da pesquisa, a profundidade da análise dos elementos expressivos e construtivos, o conhecimento crítico da escrita e da técnica pianísticas e, por fim, uma genuína entrega ou, se quisermos, apropriação afectiva das obras. Não é por uma qualquer conveniência postiça que José Eduardo Martins se interessa pela música e pelos compositores portugueses. É por uma sincera e sentida motivação.”, descreve Carvalho. 

Tags: análise, CD, ensaio, música, obra, pianista

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.