Jornal do Brasil

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014

Cultura

Dedé Santana comanda festa dos 32 anos da Escola Nacional de Circo

Jornal do Brasil

Hoje, a Escola Nacional de Circo completa 32 anos e será homenageada na programação do 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro. Com apresentação de Dedé Santanta, a Mostra Clássicos do Tradicional vai reunir números de circo consagrados com acrobatas, malabares, palhaços, entre outros. O evento tem curadoria de Renato Ferreira, mais conhecido como Palhaço Topetão, que há anos leva alegria e diversão ao público com os espetáculos de sua companhia. Junto com os realizadores do Festival, o artista convidou alguns artistas e companhias das mais tradicionais famílias do Circo. As apresentações acontecem na Lona da Escola Nacional de Circo, na Praça da Bandeira, às 20h. 

A celebração continua durante toda a semana. De 14 a 17 de maio, a Escola Nacional de Circo recebe o espetáculo Cabaré. A montagem é resultado de uma parceria entre a companhia francesa Archaos, responsável pela produção e direção do espetáculo, e a Escola Nacional de Circo, que colocará 32 de seus alunos em cena. O show é uma das homenagens do evento aos 32 anos da Escola Nacional de Circo. Um artista para cada ano de vida da mais importante escola de circo do país. 

Outro destaque do Festival Internacional de Circo desta terça-feira é o espetáculo URB, do projeto CRECE, na Lona da Cidade de Deus, às 19h.

O projeto CRECE-SUR (Creating Circus Exchanging) é um Laboratório de Criação em Circo Contemporâneo que reúne 15 jovens recém-formados de escolas de circo de dez países diferentes, incluindo o Brasil para a montagem de um espetáculo original para o 2º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro. Uma iniciativa da Escola de Circo Carampa, de Madri com a colaboração da Federação Européia de Escolas Profissionais de Circo, que já está em sua quinta edição na Espanha. O encontro desses artistas talentosos (um processo de três semanas de imersão criativa) vão proporcionar um espetáculo que irá surpreender o público não só pela qualidade das habilidades circenses do grupo, mas também pela estética do circo contemporâneo que será apresentada, sob a direção direção da coreógrafa inglesa Michele Man, professora da Escola de Circo Carampa, em Madri. Entre as muitas técnicas circenses que serão utilizadas estão acrobacias de solo, acrobacias em grupo, malabarismos, mastro chinês, roda cyr, lira, corda, entre outras. 

Ainda nesta terça, tem a companhia Holandesa Tent Circus Theatre, com o espetáculo "Loop", na Lona do Crescer e Viver, na Praça Onze, às 20h.

Depois de impressionar o diretor artístico Marc Jonkers, da Codarts Circus Arts Rotterdam, uma das mais importantes universidades de Música, Dança e Circo da Europa, de Roterdã (Holanda), TENT circustheater producties mostra aos brasileiros o espetáculo Loop, que fala da luta de consciência de jovens ao tomarem decisões radicais. O espetáculo traz técnicas circenses emocionantes, onde o corpo é esticado ao extremo, numa performance com uma coreografia rigorosa, mesclando circo, dança e mímica.

SERVIÇO:

DATA: Terça-feira, 13 de maio, às 20h

LOCAL: ESCOLA NACIONAL DE CIRCO

ENDEREÇO: Praça da Bandeira, 4 - Centro - Rio de Janeiro

CLASSIFICAÇÃO: Livre

INGRESSOS GRÁTIS: Retire o seu uma hora antes do espetáculo no local. Cada pessoa tem direito a um ingresso. Acompanhantes deverão entrar na fila também. Sujeito à lotação.

Tags: aniversário, celebração, circo, evento, festa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.