ASSINE
search button

Cantor Jair Rodrigues morre aos 75 anos

Compartilhar

O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos. O músico estava em casa, em Cotia (SP). Ainda não foi divulgada a causa da morte.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939. Já na década de 1950, começou como cantor da noite no interior paulista. Nos anos 1960, participava de programas de calouros.

Em 1962, gravou seu disco de estreia com duas músicas para a Copa do Mundo do mesmo ano: “Brasil Sensacional” e “Marechal da Vitória”. Em 1965, fez muito sucesso no programa O Fino da Bossa, em uma parceria com Elis Regina. Jair ganhou o festival de 1966com a música "Disparada", de Geraldo Vandré e Théo de Barros. A partir dali a carreira do cantor decolou. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro grande cantor a gravar e fazer sucesso com os sambas de enredo das escolas do Rio (“Bahia de Todos os Deuses”, “Martin Cererê”, “Pega no Ganzê” e “Tengo Tengo”).

Jair lançou um álbum por ano e realizou turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Foi considerado pela crítica musical brasileira e internacional o Rei da Música Negra, sendo conhecido internacionalmente. Seus discos foram lançados em vários países europeus, asiáticos e sul-americanos.

No dia 5 de abril deste ano, fez um show no palco do Auditório Ibirapuera, para o lançamento do disco duplo Samba Mesmo, com 26 canções que ainda não havia gravado de nomes como Lamartine Babo, Tom Jobim e Ary Barroso. O cantor deixa dois filhos que também seguem a carreira musical: Jair de Oliveira e Luciana Mello.

Famosos como Serginho Groisman, Adriane Galisteu, Eliana, Luiza Possi, Astrid Fontenelle, César Menotti e Nany People lamentaram a morte de Jair pelas redes sociais.