Jornal do Brasil

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

Cultura

"Guerra e Paz",de Portinari, ganha exposição em Paris

As telas serão expostas em Paris até 9 de junho no Grand Palais

Agência ANSA

Foi inaugurada nesta terça-feira a exposição do quadro "Guerra e Paz", de Cândido Portinari, no Grand Palais, um dos mais importantes espaços culturais do mundo, em Paris. É a primeira vez que a obra é levada à Europa.    "Portinari é um expoente [da cultura brasileira] não só por seu talento, mas também porque consegue expressar nosso país sem deixar de ser universal em nenhum momento. Aqui temos mais uma oportunidade de mostrar ao mundo que o Brasil vai muito além do samba e do futebol", apontou a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que participou do evento.    

A exposição, além de trazer os painéis de aproximadamente 14 x 10 metros, ainda apresenta mais de cinco mil obras do pintor, que são expostas em um telão, em nove horas de projeção ininterruptas.    

Os painéis, que já passaram por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte nos últimos meses, foram encomendados pelo governo brasileiro na década de 1950 para serem doados à Organização das Nações Unidas (ONU). As telas serão expostas em Paris até 9 de junho e depois retornam à sede das Nações Unidas em Nova York. 

Tags: belo horizonte, exposição, guerra e paz, Marta Suplicy, portinari, Rio de Janeiro, são paulo

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.