Jornal do Brasil

Sábado, 24 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Seminário "Bordas do corpo" ocupará Museu de Arte do Rio no dia 10 de maio 

Jornal do Brasil

O MAR vai dançar.  Durante todo o dia 10 de maio, o Museu de Arte do Rio de Janeiro vai abrir o Auditório da Escola do Olhar para o Seminário "Bordas do corpo".  O evento faz parte do Temas da Dança - projeto que recebeu fomento da Prefeitura do Rio - e que visa discutir dança, política e experimentação com estudantes, profissionais e estudiosos da história da dança. Serão três mesas redondas:  "Corpo e dança: conjunções e disjunções", às 10h;  "Cena, livro, corpo: encontros, desvios e tensões entre dança e escrita", às 14h e "Insurreições do corpo no contemporâneo", às 16h. A entrada é franca, mas a inscrição deve ser feita através do email temasdedanca@gmail.com. Caso haja vagas na hora da abertura da mesa,  elas serão disponibilizadas ao público presente por ordem de chegada. 

Cada mesa será composta por quatro participantes, um mediador e dois relatores críticos, que, após a palestra, irão redigir um texto descritivo e crítico, ressaltando ospontos de cada mesa, que será incluído no site www.temasdedanca.com.br. Entre os participantes estão nomes como a pesquisadora em dança Sandra Meyer (de Santa Catarina), Ligia Tourinho, Hélia Borges, Alex Cassal e Mariana Patrício e o filósofo Peter Pal Pelbart, entre outros.  Para o relato crítico, foram convidadas as duplas Alexandre Maia e Dally Schawrtz, Clarice Zarvos e Felipe Machado, além de Luciana Ponso e Eliane Carvalho. As mesas serão mediadas pelas pesquisadoras Paola Braga, Beatriz Cerbino e Silvia Soter, respectivamente.  O projeto ainda contará com um vídeo com a íntegra dos três encontros, feito pelo cineasta Leo Bittencourt, que também será disponibilizado na web.

O Seminário "Bordas do corpo"  faz parte do projeto Temas de Dança, formado pelas pesquisadoras Flavia Meireles, Mariana Patrício e Ana Kiffer. Criado em 2011, o grupo - que trabalha de forma independente -, criou  um site para reunir todo o material - textos críticos, entrevistas - relacionado à história da dança, a partir de um edital da Prefeitura.  "Não se trata de um blog que reproduz notícias do que está acontecendo no mundo da dança. Nós buscamos reunir material de texto e vídeo para quem está pesquisando sobre dança e quer um conteúdo mais específico", - explica Flavia, que é professora da Faculdade e Escola de dança Angel Vianna há 10 anos. 

No começo de 2014, através do Programa de Fomento da Prefeitura, as três pesquisadoras conseguiram viabilizar o estudo itinerante, que resultou em oficinas e no seminário.  O projeto se completa através do apoio do Museu de Arte do Rio (MAR), para a realização de três oficinas que levantaram  questões do corpo, da dança e do pensamento.  A primeira foi para os monitores do projeto educativo do MAR e a segunda, para estudantes das graduações do curso de dança da UFRJ (bacharelado e teoria).  A terceira acontecerá de 6 a 8 de maio e contará com a participação da pesquisadora Silvia Soter - que vai trabalhar a questão corporal e perceptiva com  estudantes do ensino médio da FAETEC - além das próprias pesquisadoras do grupo Temas de Dança. 

Serviço:

Seminário Bordas do Corpo: dança, política e experimentação

Data: 10 de maio

Horário: 10h às 18h

Local: Auditório da Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5 - Centro, Rio de Janeiro

Capacidade: 102 lugares

Inscrições antecipadas pelo email temasdedanca@gmail.com.

Entrada Franca

 

Programação:

10h - MESA 1: Corpo e dança: conjunções e disjunções

Participantes: Sandra Meyer (SC), Ligia Tourinho (RJ), Hélia Borges (RJ) e Flavia Meireles(RJ)

Mediadora: Paola Braga (RJ)

Relatores críticos: Alexandre Maia, Dally Scharwtz

14h - MESA 2: Cena, livro, corpo: encontros, desvios e tensões entre dança e escrita.

Participantes: Thereza Rocha (RJ/CE), Laura Erber (RJ), Alex Cassal (RJ) e Mariana Patrício (RJ)

Mediação: Bia Cerbino (RJ)

Relatores críticos: Luciana Ponso e Eliane Carvalho

16h - MESA 3: Insurreições do corpo no contemporâneo

Participantes: Peter Pal Pelbart (SP), Jorge Vasconcellos (RJ), Tatiana Roque (RJ) e Ana Kiffer (RJ).

Mediação: Silvia Soter (RJ)

Relatores críticos: Clarice Zarvos, Felipe Machado

Tags: Cultural, MAR, agenda, debate, exposição, programação

Compartilhe: