Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Cultura

Feira em Brasília reúne trabalhos de artesãos de cidades-sede da Copa

Agência Brasil

Um caminhão cheio de artesanato local, além de grande variedade de produtos feitos com matéria-prima do cerrado ou que remetem a símbolos da capital federal, como os ipês, a Ponte JK, a Catedral, a Torre Digital e a escultura Dois Candangos, além de obras de Athos Bulcão, podem ser visitadas até 30 de junho na praça central do ParkShopping. A abertura oficial do Showroom Brasil Original ocorre hoje (3), às 16h, com um coquetel e a presença do ex-jogador Raí, da seleção brasileira.

Os produtos expostos foram feitos por mais de 100 artesãos de Brasília e dos estados que receberão jogos da Copa do Mundo. A exposição é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e os produtos podem ser comprados pelos interessados. A gestora da instituição, Mônica Teixeira, disse que o projeto começou em 2011 e vai até 2015, contando com consultoria no desenvolvimento de produtos.

“O foco é a gestão empresarial, com o artesanato de forma diferenciada, inovadora, com agregação de valor e identidade cultural. Essa ação que está ocorrendo faz parte do projeto para mostrar um artesanato diferenciado, com design, e foco na comercialização”, explicou Mônica, acrescentando que o projeto representa mais faturamento para o artesão e mais publicidade à identidade nacional.

Ao observar atentamente os produtos expostos, o visitante começa a identificar características não notadas em um primeiro olhar, como joias remetendo às “tesourinhas” das ruas de Brasília, a tatus feitos de sucata de metal, bonecos representando os candangos que construíram a cidade, agendas e outros objetos com foto da Catedral, um abajur com a Ponte JK, que também está representada no portal de entrada da exposição.

Quem quiser assistir à produção da obra de arte ao vivo, também poderá fazê-lo. De quinta a domingo, no horário comercial do shopping (das 10h às 22h), haverá o Momento Fazer Artesanal, com um profissional mostrando sua arte em um pequeno palco no centro do espaço. Hoje, Elsio Moriani está fazendo mosaicos com trabalho de marchetaria em bloco, que usa lâminas de madeiras diferentes para formar peças multicoloridas. Ele também fabrica caixas “guarda-segredo” e outros produtos com madeira reaproveitada do cerrado.

Tags: artesanato, comércio, copa do mundo, design, exposição, shopping

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.