Jornal do Brasil

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014

Cultura

Peça In.com.patíveis chega ao Rio de Janeiro

Montagem se utiliza do caráter participativo dos jogos em cena

Jornal do Brasil

Caminhando pelos chamados "Jogos-espetáculos" (BA), "peça-game" (RJ) ou "espetáculos-game" (SP), que se utilizam do caráter participativo dos jogos em cena, a peça IN.COM.PATIVEIS - Melodrama Interativo chega em montagem inédita na cidade, mantendo o Rio de Janeiro como também participante dessa nova forma de se fazer teatro, que tem crescido cada vez mais.  

Geralmente, quando entramos no cinema ou no teatro, a mensagem é clara: desliguem os celulares! Em IN.COM.PATIVEIS é justamente o contrário: para participar ativamente do enredo da peça, o público deve deixar celulares, tablets, smartphones  e aparelhos eletrônicos com wi-fi em pleno funcionamento! A peça permite envolvimento, participação e interatividade do público, que escolhe, através de aplicativo de celular e por maioria de votos, o caminho a ser seguido no enredo, transformando, interferindo e construindo a história de diferentes formas. Então fica o recadolevem seus aparelhos eletrônicos com wi-fi e os deixem ligadíssimos para poder usar o aplicativo e votar. Quem não quiser votar pode só assistir, a escolha é do espectador.

O espetáculo é de Vida Oliveira, que fez, em 2012, no Teatro Jockey o espetáculo "#perfil - uma peça game", único experimento do tipo na cidade, até então.  Agora com IN.COM.PATÍVEIS, ela realiza uma pesquisa cênica a respeito dos games, usando como estética o melodrama, numa busca por discutir o tema das redes sociais e formar novas platéias no teatro nacional, especialmente entre o público adulto jovem. O texto foi um dos 12 finalistas, entre 272 inscritos, do prêmio de dramaturgia Seleção Brasil em Cena, promovido pelo CCBB e considerado o prêmio de dramaturgia mais importante do país.

A história de IN.COM.PATIVEIS gira em torno dos personagens Amanda e Caio, que são apaixonados um pelo outro há anos, mas não tem um relacionamento assumido. Amanda está grávida e não sabe como contar isso a Caio. Problemas técnicos nos chats, sms´s, ou postagens de facebook impedem que Amanda conte a situação para Caio. Além disso, outras informações se confundem e mal entendidos online ocorrem, influenciando diretamente no decorrer da história. Outro ponto alto e diferenciado da peça é a trilha sonora, que será feita ao vivo, a partir de sucessos novos e antigos, todos com uma roupagem de rock dos anos 60.

Elenco: Brisa Rodrigues, Bruna Scavuzzi, Bruno Petronilio e Lucas Lacerda

Serviço:

IN.COM.PATIVEIS - Melodrama Interativo

Local: Espaço Rampa - Lugar de Criação (Rua Sá Ferreira, 202-Copacabana - Ipanema - RJ - Tel. (21) 3796-7307

Data: Dias 16 a 25 de maio (sextas e sábados)

Horário: 20h

Entrada: R$30,00 (inteira); R$15,00 (meia)

Classificação: 10 anos

Contato: (21) 981082856

Acesse:  https://www.facebook.com/pages/incompativeis  

Lotação: 150 lugares

Tags: Arte, cultura, incompativeis, peça, teatro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.