Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Cultura

Call me Helium chega ao Centro Cultural Correios

A obra ilustra a multiplicidade do artista Hélio Oiticica

Jornal do Brasil

A obra Call me Helium, criada em 1974 pelos irmãos Andreas e Thomas Valentin, com Hélio Oiticica, chega pela primeira vez ao Centro Cultural Correios, no centro do Rio. O título foi inspirado em uma frase de Jimi Hendrix: Quando as coisas estiverem pesadas de mais, chamem-me de hélio, que é gás mais leve que existe. 

Figura central da obra, um balão vermelho inflado com gás hélio e com os dizeres Call me Helium pintados em letras brancas, será alçado aos céus em dois momentos. O "aquecimento" acontece na Praia de Ipanema, no local do antigo píer, dia 4 de maio; e dia 10 de maio, na inauguração da mostra, o içamento será na Praça dos Correios, onde o balão permanecerá até o final da mostra, em 13 de julho.

Balão vermelho inflado com gás helio - figura central da obra
Balão vermelho inflado com gás helio - figura central da obra

A instalação e a performance são de Jorge Salomão. Haverá exposição de fotos e documentos do período em que Oiticica viveu em Nova Iorque, além de cartas trocadas com os irmãos Valentin em função do projeto e obras de Carlos Vergara e Antonio Manuel. Call me Helium ilustra bem a multiplicidade do artista e sua forma de trabalhar com amigos e parceiros.

Tags: Arte, artista, call me helium, exposição, hélio oiticica

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.