Jornal do Brasil

Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

Cultura

Newton Cannito lança Deus é Humor, com ilustrações de Caco Galhardo

Roteirista da série Cidade dos Homens apresenta nova versão do Gênesis e do Apocalipse

Jornal do Brasil

Filosofia de botequim. É desta forma que Newton Cannito, roteirista das séries 9mm e Cidade dos Homens, e autor das obras Manual do Bullying e Confissões de Acompanhantes, classifica seu novo livro, Deus é Humor. Ilustrado por Caco Galhardo, a obra apresenta reflexões do autor sobre questões existenciais, muitas delas compartilhadas no Facebook por quatro anos consecutivos.  

Assuntos como fé, morte, amor, tempo e caráter são apresentados. “Qual o sentido do universo e da vida? Adoro pensar nessas coisas”, conta. “Num mundo tão corrido como o nosso, se dar tempo para pensar nessas questões é um luxo. Um hobby. Mas só consigo fazer isso com humor, inclusive porque acredito na incapacidade humana de chegar a uma resposta definitiva. O humor nos distancia e relativiza. Por isso o livro segue uma tradição de humor existencial, muito comum no pensamento judaico, ligado a humoristas como Woody Allen e pensadores como Viktor Frankl (criador da logoterapia)”, pontua.

Prefaciado por Rabino Nilton Bonder, Deus é Humor abre com “Existencialismo Lúdico”, capítulo no qual o autor garante que só descobrimos o sentido da vida quando a morte está próxima. “O existencialismo tem que ser cômico. Ou seja: não é que a vida não tem sentido. É que a gente só sabe o sentido dela depois de viver! Na vida a gente não é autor, nem roteirista, nem diretor. É só personagem”.

Outro é o capitulo “Vida e Morte”, em que Cannito faz uma reflexão sobre a sua experiência com a doença e morte de seu pai. 

Ateísmo, homossexualidade, casamento, prazer, perdão, sorte e dicas de como fugir de um debate chato são outros assuntos abordados no livro, que traz uma nova versão para o Gênesis e o Apocalipse.

Assuntos como fé, morte, amor, tempo e caráter fazem parte da obra
Assuntos como fé, morte, amor, tempo e caráter fazem parte da obra

Sobre o fato de fazer humor com Deus, Newton garante que não teme ser criticado. “Não acho que Deus precisa de homens para defendê-lo. Se Ele não quiser que eu escreva sobre Ele, acredito que há formas Dele se comunicar comigo diretamente".

Newton Cannito é cineasta, roteirista e humorista, e foi Secretário do Audiovisual durante o Governo Lula. Entre outros trabalhos, criou o seriado 9mm: São Paulo (exibido pelo canal Fox) e o roteiro do longa Bróder(2009). É doutor pela ECA-USP e autor de livros como Manual de Roteiro e A televisão na Era Digital.

Tags: audiovisual, cineasta, deus é humor, roteirista, secretário

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.