Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Cultura

China censura 'The Big Bang Theory' e outras séries

Agência ANSA

As autoridades chinesas ordenaram neste domingo (27) a remoção de quatro séries de televisão norte-americanas, entre elas "The Big Bang Theory", aos sites de streaming. "The Good Wife", "NCIS" "The Practice", são os outros seriados censurados na China e muito famosos entre os jovens chineses. A "The Big Bang Theory" se tornou na China a série de televisão estrangeira mais vista no país.   

A ordem do Departamento de Estado de Imprensa, Publicações, Rádio, Filmes e Televisão, órgão do governo que regula a mídia na China, chegou aos administradores dos sites mas não foi justificada. Um porta-voz do site chinês Youku afirmou que recebeu a notificação do governo.     

Os programas em questão nunca foram transmitidos na rede televisiva tradicional, porque não têm autorização, ainda que os sites chineses detêm os direitos de forma regular. Na Internet, foram registrados muitos comentários contrários a decisão e aumentaram a procura de sites onde é possível baixar os episódios das séries, de forma ilegal.    

Recentemente a série "House of Cards" foi indicada como uma das possíveis a serem censuradas já que retrata corrupção entre altos dirigentes chineses. A medida sugere que o governo chinês está aumentando a fiscalização na Internet que tem mais liberdade de atuação do que a televisão e o cinema.

Tags: censura, cHINA, proibição, Série, televisão

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.