ASSINE
search button

Duo Gisbranco mostra inéditas em dois shows grátis em Furnas

Compartilhar

Há exatos dez anos, as pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco já tocavam juntas e sonhavam em realizar um trabalho em dupla. No ano seguinte, 2005, fizeram o primeiro show, em Copacabana, unindo os ilustres sobrenomes no Duo Gisbranco. Nos dias 26 e 27 de abril elas farão dois concertos (sábado, às 20h, e domingo, às 19h) e um workshop (no domingo, das 11h às 13h) gratuitos em Furnas, misturando os repertórios de seus dois álbuns e adiantando algo do próximo. 

O roteiro das apresentações está recheado de temas com significado especial para as pianistas. “Aquelas coisas todas” (Toninho Horta), por exemplo, foi gravada no disco de estreia do Gisbranco e elas continuam amaaando tocar ao vivo. Outra que sempre fica bonita de fazer no palco é o clássico “Deixa” (Baden Powell), que foi revisitado no segundo álbum do Duo com um arranjo samba-funk da melhor qualidade. 

“Festa do Carmo” (Bianca) e “Flor de abril” (Claudia), respectivamente, são homenagens ao pai da primeira, o mestre Egberto Gismonti, e à filha da segunda, a pequena Lis, que nasceu no mesmo mês do disco “Flor de abril”, em 2011. A seleção para Furnas ainda prevê o maracatu “Abertura” (Delia Fischer), o antológico “Ponteio” (Edu Lobo e Capinam) e a inédita “Arco íris”, alegre parceria do Duo Gisbranco com o cantor e compositor Chico César.

“O nosso próximo disco será todo baseado em poemas que o Chico escreveu pra nós duas, como tradução inspirada nas nossas vivencias artísticas”, conta Bianca, adiantando que elas colocaram música em 12 poemas do Chico para o próximo disco, a ser lançado em 2015, quando o Duo Gisbranco completa a primeira década. Claudia evoca o trecho do poema “Pés na praia” para traduzir o encontro deles: “Esse ano nossos passos se encontraram e deram de andar juntos (...) / Quem anda com o duo não está sozinho”. 

Além dos shows, Claudia e Bianca estão preparando o workshop “O trabalho corporal e a performance ao piano”, com inscrições abertas para estudantes e profissionais de música. Ao todo, serão 29 vagas (9 para participantes ativos e 10 para participantes observadores). 

Duo Gisbranco em Furnas

QUANDO: Shows nos dias 26 (sábado), às 20h, e 27 de dezembro (domingo), às 19h

ONDE: Espaço Furnas Cultural (Rua Real Grandeza, 219, em Botafogo)

QUANTO: Entrada franca, com retirada de senhas no local a partir das 14h dos dias dos shows. É obrigatória a apresentação de documento com foto

E MAIS: Há 29 vagas disponíveis para o workshop que as pianistas vão realizar no domingo, dia 27, das 11h às 13h