Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Cultura

Arte e cultura fazem a festa nos 54 anos da inauguração de Brasília

Agência Brasil

O aniversário dos 54 anos da inauguração de Brasília é comemorado hoje (21) na cidade com uma série de eventos artísticos e culturais, sendo os principais na Esplanada dos Ministérios, onde foi montada uma estrutura especial para a programação, que vai se prolongar até a meia-noite, com os shows das bandas Paralamas do Sucesso e Nação Zumbi, a partir das 17h.

O tema geral da comemoração é Brasília, capital de todas as artes. No palco montado ao lado da Biblioteca Nacional, também na Esplanada dos Ministérios, Os shows desta segunda-feira serão de música sertaneja, forró e axé. Quem aprecia música gospel vai poder assistir, neste aniversário de Brasília, as apresentações de Damares e Thales Roberto, no espaço montado ao lado do Ginásio Nílson Nelson, no Eixo Monumental.

No Parque Olhos D'Água, no final da Asa Norte (SQN 413/414), às 16h00, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro apresentará um concerto de grandes clássicos do cinema mundial, dentro do projeto Orquestra no Parque, sob a regência do maestro Cláudio Cohen. Serão executadas trilhas sonoras de filmes clássicos como Cantando na Chuva,O Mágico de Oz, Guerra nas Estrelas, E.T, 007, Indiana Jones e outros. A entrada é grátis.

Para quem aprecia astronomia, o Planetário de Brasília oferece neste feriado sessões comentadas na cúpula de projeção, com entrada gratuita, tendo como tema o céu de Brasília. Também será possível ver imagens diferenciadas do espaço e fazer perguntas à equipe do Planetário, além de assistir ao filme Origens da Vida. Serão distribuídos ingressos para todas as sessões, por ordem de chegada, limitadaos a cinco bilhetes por pessoa. O ingresso para as sessões na cúpula de projeção equivale a um quilo de alimento não perecível por pessoa, exceto para crianças com menos de 3 anos de idade, acompanhadas por responsável.

Os visitantes também poderão observar o Sol, com equipamentos especiais e o acompanhamento de membros do Clube de Astronomia de Brasília (CasB). Além disso, a Agência Espacial Brasileira (AEB) disponibilizará, novamente, a réplica da roupa de astronauta, exibida em 2001, e também poderá ser vista a exposição Universo Incrível, parceria entre o Planetário e o Observatório Europeu do Sul (ESO).

No Museu Nacional da República, está sendo exibida, até 1º de junho, a exposição Eu Lago sou – Mário Lago: um homem do século XX, das 12h00 às 18h00, com entrada franca, sobre a vida e obra do intelectual e ator de rádio, teatro, televisão e cinema.

Outra opção para quem for à Esplanada dos Ministérios comemorar o aniversário de Brasília é a 2ª Bienal do Livro, com shows, palestras, seminários e exposição de livros. Ao lado da Bienal, as crianças podem se divertir numa arena com brinquedos infláveis.

No Teatro Brasil 21 Cultural, às 21h, apresenta-se o humorista e hipnólogo Eduardo Rocha. No Centro Cultural Banco do Brasil ( CCBB), está aberta a exposição Obsessão Infinita, com a obra da artista japonesa Kusama, que pode ser visitada até às 21h.

Entre as opções de passeios no feriado, estão o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Parque da Água Mineral, que oferece trilhas para passeios e piscinas naturais aos frequentadores, no Setor Militar Urbano. Crianças de até 8 anos não pagam ingresso, que custa R$ 6,00 daí em diante e adultos. O horário de funcionamento é das 8h00 às 16h.

No Plano Piloto, o Parque da Cidade, é a opção para caminhadas, corridas e outras atividades físicas, além de áreas de lazer para crianças e adultos e restaurantes, com cardápios variados para o almoço do feriado de 21 de abril.

Tags: Brasília, cidade, comemoração, cultura, evento

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.