ASSINE
search button

Corpo de García Márquez é cremado no México

Compartilhar

O corpo do escritor Gabriel García Marquéz foi cremado hoje (19), informou o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta) do México. De acordo com o comunicado do conselho, a vontade da família de cremá-lo foi cumprida e os restos mortais do autor foram incinerados em uma cerimônia privada. As cinzas do escritor deverão ser jogadas no México, onde morava, e na Colômbia, seu país natal.

Gárcía Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, autor de obras como Cem Anos de Solidão e O Amor nos Tempos do Cólera, morreu na última quinta-feira (17), na Cidade do México, onde morava desde a década de 1960. Na última segunda-feira (14), a mulher e os filhos do escritor haviam informado que seu estado se saúde era "muito frágil", havendo "risco de complicações". Após ser hospitalizado por uma semana devido a uma infecção pulmonar, o autor havia retornado para casa no início do mês. 

Está prevista para segunda-feira (21) uma cerimônia na Cidade do México em homenagem a García Márquez. Os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e da Colômbia, Juan Manuel Santos, deverão comparecer.