Jornal do Brasil

Sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

Cultura

Feng Shui: saiba como energizar seu almoço de Páscoa

Elementos simples, como girassol e vinho, podem trazer boas energias

Portal Terra

Há muitas ocasiões especiais durante o ano em que a família e amigos se reúnem para algum tipo de comemoração. Domingo de Páscoa é um desses momentos. Segundo o padre Georges Chevrot, “para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente se não na alegria”

Logo, almoço de Páscoa deve ser alegre, abundante e cheio de pessoas em volta de uma mesa farta e colorida, num ambiente cheio de energia.

E ambiente e mesa de Páscoa com energia é um trabalho para o Feng Shui. Veja abaixo dicas para energizar seu almoço:

Mesa do almoço

Um momento muito importante, cheio de energia e rico em emoções é a hora que todos ficam em volta da mesa para almoçar. Para quem não sabe, no Feng Shui a mesa de jantar simboliza prosperidade e fartura, por causa dos alimentos, e união da família e amigos que estão em volta da mesa, para compartilhar da amizade e amor fraterno. Logo, temos que cuidar muito bem da energia desta mesa.

A mesa de jantar que sustenta os alimentos durante a ceia tem que ser sólida. Não balançar ou passar ideia de fragilidade. Este almoço pode ser um momento de grande importância para sua casa. Então, devemos usar o que temos de melhor ou novo para a festa ou ceia. Comece pela toalha. Ela irá destacar os alimentos, bebidas, pratos e talheres, além de ser um sinal de bênção dos alimentos. Quando colocamos a toalha sobre uma mesa para pôr os alimentos, estamos dizendo que nossas refeições são abençoadas e vieram de Deus, pois nos separamos do mundo terreno e nos aproximamos mais das divindades. A toalha eleva a vibração dos alimentos e das refeições.

Coloque seu melhor jogo de jantar e tire do fundo da gaveta seu melhor faqueiro. O momento merece. Quem olha de fora irá ver uma mesa com muita fartura e pessoas felizes. 

Símbolos de prosperidade

A mesa com as pessoas sentadas e os alimentos servidos é um grande símbolo de fartura e prosperidade. Também pode ter talheres dourados ou prateados para simbolizar a riqueza. Usar a cor vermelha durante o almoço na toalha ou vaso de flores é um forte sinal de riqueza. 

Mas na Páscoa a flor girassol é o maior símbolo de riqueza que podemos ter na sala de jantar. Além de representar ouro e riquezas, o girassol representa a busca da luz que é Cristo Jesus.

Pão e vinho

Tenha na mesa do almoço pão e vinho à vontade. O pão e o vinho, sobretudo na Antiguidade, foram a comida e bebida mais comuns para muitos povos. Cristo, ao instituir a Eucaristia, se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

Espelho

Já imaginou poder dobrar tantas energias? Simples, basta colocar nesta sala de jantar um grande espelho na parede para dobrar as energias deste almoço e das pessoas.

Cinco elementos

Para energizar o almoço de Páscoa pelo Feng Shui, use a receita dos Cinco Elementos.  Distribua sobre a mesa, de uma forma bem equilibrada, os cinco elementos, seguindo as seguintes sugestões: 

Elemento madeira: esse elemento pode ser representado pela cor verde. Assim, fica fácil dispô-lo na mesa. Ele pode aparecer em frutas como a melancia, maçã verde, pêra ou mamão. Uma bela salada de folhas bem verdes e objetos de madeira também podem ser usados. 

Elemento fogo: sua cor predominante é o vermelho. Um belo arranjo de flores vermelhas irá representar bem esse elemento ou uma cesta com maçãs vermelhas, ou até mesmo doce de morango sempre terão destaque em qualquer mesa. Velas também simbolizam o fogo. 

Elemento terra: amarelo é a cor que representa esse elemento. Muitas frutas amarelas na mesa são sempre bem-vindas, como manga, laranja, melão e banana. Um belo vaso com flores amarelas como girassol, no centro da mesa, é sempre um convite à alegria. 

Elemento metal: pode ser representado pela cor branca e cores metálicas. Um delicioso bolo com cobertura de neve (açúcar) simboliza bem esse elemento. Flores brancas também podem ser usadas. Os talheres, uma toalha branca e pratos bancos, também são representativos. 

Elemento água: pode ser representando pela cor azul ou verde água. Podemos utilizar uma toalha de mesa nessa tonalidade. Outra opção é ter sobre a mesa várias garrafas de vinho. 

Ovos de Páscoa: não se esqueça de ter na sala e/ou mesas os ovos de chocolate. De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Tags: alimentação, dicas, feng shui, harmonização, páscoa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.