Jornal do Brasil

Terça-feira, 21 de Outubro de 2014

Cultura

Chuva atrapalha montagem da 2ª Bienal do Livro

Agência Brasil

As chuvas provocaram atrasos na montagem de algumas estruturas da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Literatura, em Brasília. Neste sábado (12), palestras foram feitas com atraso e eventos cancelados, como o teatro e a contação de histórias para crianças. O cancelamento ocorreu porque várias tendas ainda estavam sendo montadas e precisavam ser liberadas para acesso do público com segurança, segundo o coordenador-geral da bienal, Nilson Rodrigues.

Ele explicou não estavam na previsão dos organizadores as fortes chuvas registradas nas semanas que antecederam o início da montagem das tendas, na Esplanada dos Ministérios. “Até amanha, será normalizado”, disse. Rodrigues disse que as tendas somente serão liberadas para receber o público após vistoria do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “Só com a garantia de segurança”, garantiu.

O coordenador disse que o local foi escolhido para facilitar o acesso da população. Fica perto da rodoviária, e também é uma área “simbólica” na região central da cidade. “Quando há opções culturais legais, o povo participa”, disse.

A enfermeira Edna Cristina Chaves, 45 anos, levou a filha de 5 anos, Anastásia Chaves da Costa, para participar do evento. A pequena assistiu com atenção à apresentação Ludo, da Companhia Nós do Bambu. No espetáculo, duas artistas fazem movimento com o corpo, usando bambus. “Ela fica bastante atenta”, disse Edna, enquanto a filha olhava os movimentos dos artistas.

A advogada Laura Pimentel, 38 anos, levou o filho, Lucas, de 8 anos, à bienal. “É fundamental para incentivar a leitura”, disse, ao segurar uma sacola com vários livros infantis. Lucas disse ter gostado mais do livro sobre mágica, que estava levando para casa.

Além dos cerca de 200 estandes, montados para a venda de livros, a bienal conta, este ano, com mais de 120 escritores e intelectuais brasileiros e estrangeiros em seminários, debates e palestras. A programação está disponível no site do evento.

Tags: atrasos, bienal brasil do livro e da literatura, Brasília, literatura, problemas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.