Jornal do Brasil

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Cultura

Chuva atrapalha montagem da 2ª Bienal do Livro

Agência Brasil

As chuvas provocaram atrasos na montagem de algumas estruturas da 2ª Bienal Brasil do Livro e da Literatura, em Brasília. Neste sábado (12), palestras foram feitas com atraso e eventos cancelados, como o teatro e a contação de histórias para crianças. O cancelamento ocorreu porque várias tendas ainda estavam sendo montadas e precisavam ser liberadas para acesso do público com segurança, segundo o coordenador-geral da bienal, Nilson Rodrigues.

Ele explicou não estavam na previsão dos organizadores as fortes chuvas registradas nas semanas que antecederam o início da montagem das tendas, na Esplanada dos Ministérios. “Até amanha, será normalizado”, disse. Rodrigues disse que as tendas somente serão liberadas para receber o público após vistoria do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “Só com a garantia de segurança”, garantiu.

O coordenador disse que o local foi escolhido para facilitar o acesso da população. Fica perto da rodoviária, e também é uma área “simbólica” na região central da cidade. “Quando há opções culturais legais, o povo participa”, disse.

A enfermeira Edna Cristina Chaves, 45 anos, levou a filha de 5 anos, Anastásia Chaves da Costa, para participar do evento. A pequena assistiu com atenção à apresentação Ludo, da Companhia Nós do Bambu. No espetáculo, duas artistas fazem movimento com o corpo, usando bambus. “Ela fica bastante atenta”, disse Edna, enquanto a filha olhava os movimentos dos artistas.

A advogada Laura Pimentel, 38 anos, levou o filho, Lucas, de 8 anos, à bienal. “É fundamental para incentivar a leitura”, disse, ao segurar uma sacola com vários livros infantis. Lucas disse ter gostado mais do livro sobre mágica, que estava levando para casa.

Além dos cerca de 200 estandes, montados para a venda de livros, a bienal conta, este ano, com mais de 120 escritores e intelectuais brasileiros e estrangeiros em seminários, debates e palestras. A programação está disponível no site do evento.

Tags: atrasos, bienal brasil do livro e da literatura, Brasília, literatura, problemas

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.